Vem aí uma cinebiografia de Marie Curie, a primeira mulher a ganhar um Nobel e a única com dois
Já sabíamos que Rosamund Pike ia assumir o papel de Marie Curie, a primeira mulher a receber um Nobel. Agora, e segundo o Deadline, a actriz Anya Taylor-Joy e o actor Sam Riley também estão confirmados para o elenco da cinebiografia “Radioactive”.
Este novo filme terá como base a banda desenhada “Radioactive: Marie & Pierre Curie: A Tale of Love and Fallout”, da autoria da norte-americana Lauren Redniss. A realização desta nova obra cinematográfica ficará a cargo da cineasta de “Persépolis” Marjane Satrapi. Já Jack Thorne irá assumir o argumento e Anthony Dod Mantle, o mesmo de “Slumdog Millionaire”, “127 Hours” ou “Antichrist”, irá assumir a direcção de fotografia.
Marie Skłodowska Curie nasceu na capital polaca de Varsóvia, a 7 de Novembro de 1867, tendo à posteriori se naturalizado francesa, e foi uma cientista que conduziu pesquisas pioneiras no ramo da radioactividade.
O trabalho de Marie Curie foi recompensado com o Prémio Nobel da Física em 1903 (tinha então 36 anos), ao lado do seu marido Pierre Curie e do físico Henri Becquerel, e com o Prémio Novel da Química, em 1911, quando tinha 44 anos. Tornou-se assim na primeira mulher e na única pessoa a ser laureada com tal distinção por duas vezes. É de destacar ainda que a família Curie ganhou ao todo cinco Prémios Nobel e Marie Curie foi a primeira mulher a ser admitida como professora na Universidade de Paris, e em 1995, tornou-se na primeira mulher a ser sepultada por méritos próprios no Panteão de Paris.
Por fim, as filmagens de “Radioactive” já começaram em Budapeste, capital da Hungria, no entanto ainda não se sabe a data de estreia do filme.