Filme sobre Marie Curie, a primeira mulher a ganhar um Nobel e a única com dois, estreia nos cinemas portugueses

por Comunidade Cultura e Arte,    19 Agosto, 2020
Filme sobre Marie Curie, a primeira mulher a ganhar um Nobel e a única com dois, estreia nos cinemas portugueses
“Radiativo” / ©2019 StudioCanal SAS e Amazon Content Services LLC

Marie Curie nasceu na capital polaca de Varsóvia, a 7 de Novembro de 1867, tendo à posteriori se naturalizado francesa, e foi uma cientista que conduziu pesquisas pioneiras no ramo da radioatividade.

O filme “Radiativo” dá-nos a conhecer o legado duradouro de Marie Curie (interpretada pela atriz nomeada para um Óscar Rosamund Pike) – as suas relações apaixonadas, as descobertas científicas, e as consequências para ela e para o mundo. Depois de conhecer o cientista Pierre Curie (Sam Riley), os dois casam-se e mudam a ciência para sempre com a descoberta da radioatividade. A genialidade das descobertas dos Curie, que mudam o mundo, e o Prémio Nobel que se segue, levam o casal à ribalta internacional.

“Radiativo” / ©2019 StudioCanal SAS e Amazon Content Services LLC

Dos mesmo produtores de “A Hora Mais Negra” e “Expiação”, a realizadora Marjane Satrapi (nomeada para um Óscar com “Persépolis”) parte da novela gráfica de Lauren Redniss e apresenta um retrato visionário e ousado dos efeitos transformadores, das consequências do trabalho dos Curie e da forma como este moldou os momentos-chave do século XX.

O trabalho de Marie Curie foi recompensado com o Prémio Nobel da Física em 1903 (tinha então 36 anos), ao lado do seu marido Pierre Curie e do físico Henri Becquerel, e com o Prémio Nobel da Química, em 1911, quando tinha 44 anos. Tornou-se assim na primeira mulher e na única pessoa a ser laureada com tal distinção por duas vezes. É de destacar ainda que a família Curie ganhou ao todo cinco Prémios Nobel e Marie Curie foi a primeira mulher a ser admitida como professora na Universidade de Paris, e em 1995, tornou-se na primeira mulher a ser sepultada por méritos próprios no Panteão de Paris.

“Radiativo” / ©2019 StudioCanal SAS e Amazon Content Services LLC

Os Cinemas NOS retomam o seu funcionamento com novas regras que garantem a segurança de todos. Salas desinfetadas por nebulização, reforço de limpeza das salas e dos espaços comuns, monotorização online e permanente dos sistemas de ventilação e qualidade de renovação do ar, uso obrigatório de máscara por colaboradores e clientes, gel desinfetante em vários pontos, circuitos diferenciados de circulação de entradas e saídas e sinalética própria, são algumas das novas medidas implementadas pela NOS Cinemas, conferindo total segurança na permanência dentro dos seus espaços.

Todos os lugares são marcados por forma a garantir o distanciamento de segurança de um lugar (lugares alternados e desencontrados na fila), eliminação de intervalos e os horários das sessões são mais espaçados de forma a permitir mais tempo para o reforço da higienização das salas entre cada sessão.

“Radiativo” estreias nos cinemas portugueses a 3 de Setembro.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados