Willem Dafoe, Maria João Pires, Wagner Moura e Wim Wenders vão estar no LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival

por Comunidade Cultura e Arte,    14 Outubro, 2019
Willem Dafoe, Maria João Pires, Wagner Moura e Wim Wenders vão estar no LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival
PUB

O LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival anunciou hoje, em conferência de imprensa, os destaques da programação da 13.ª edição, que decorrerá de 15 a 24 de Novembro, em Lisboa e Sintra.

Estão já escolhidos 12 filmes na Selecção Oficial em Competição e cerca de 15 títulos Fora de Competição e Antestreias; muitos têm sido aclamados internacionalmente e alguns encontram-se na shortlist de representantes para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro – uma grande oportunidade para ver alguns filmes que não terão distribuição em Portugal -, aos quais se juntarão outros, a anunciar em breve.

“Lisbon Story”, de Wim Wenders

O painel de júri é composto por Maria João Pires (pianista), Yasmine Hamdan (cantora e compositora), Wagner Moura (actor e realizador), Victoria Guerra (actriz), entre outros a anunciar. Nesta edição, a secção “Homenagens e Retrospectivas” dedica-se a Christian Petzold, Corneliu Porumboiu, Alice Rohrwacher, José Miguel Ribeiro, Rita Azevedo Gomes e Damien Manivel, que irão marcar presença no festival, para apresentar e discutir os seus filmes.

O cartaz desta edição do LEFFEST, hoje apresentado, é uma homenagem aos 25 anos do filme Viagem a Lisboa – Lisbon Story, de Wim Wenders – um dos destaques da programação – e que será exibido em 4K, uma nova cópia digital restaurada, apresentada pela primeira vez pelo realizador, que figura entre os convidados desta edição. O já habitual convidado do LEFFEST apresentará também o seu clássico O Estado das Coisas (1983).

Maria João Pires

O ciclo Looking For Homeland, com curadoria de Alexey Artamonov, Denis Ruzaev e Inês Branco López, e o simpósio internacional “resistências”, com curadoria de juan branco, são dois momentos da programação a salientar. Dois espaços de reflexão e debate que contarão com a presença de vários convidados internacionais, entre os quais estão confirmados Maxime Nicolle (representante do movimento dos coletes amarelos), Laurie Anderson (artista experimental), Luigi de Magistris (presidente da câmara de Nápoles), Mehdi Belhaj Kacem (actor, filósofo e escritor), Omar Barghouti (Boycott, Divestment and Sanctions – BDS) e a exibição de raríssimos filmes que vão ao encontro destas temáticas.

Entre os restantes convidados, destacam-se Willem Dafoe, Abel Ferrara, Elia Suleiman, Bertrand Bonello, Rebecca Zlotowski, Oliver Laxe, Virginie Efira, Adolfo Luxúria Canibal e Mão Morta, entre muitos outros a revelar.

Abel Ferrara / Fotografia de Evan Agostini

No que diz respeito às sessões especiais, além das obras de Wim Wenders, será exibido a Casa na Praça Trubnaia de Boris Barnet, com acompanhamento musical ao vivo pelos mão morta. O grupo musical apresentará Mutantes s.21 – 25 anos depois, documentário de João de Sá sobre a banda. Wagner moura estará presente para a exibição do seu filme, Marighella, e para discutir o contexto da sua distribuição.

No serviço educativo, uma secção paralela do Lisbon & Sintra Film Festival, especialmente dedicada à comunidade escolar e público sénior, destacamos um programa com filmes de José Miguel Ribeiro, assim como a exibição dos filmes Linhas Tortas e Ruth, de Rita Nunes e António Pinhão Botelho, respectivamente.

Toda a programação em www.leffest.com

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados