“5 entrevistas, 5 dias”: Ciência, Literatura, Psicologia, História e Política

por Comunidade Cultura e Arte,    16 Novembro, 2018
“5 entrevistas, 5 dias”: Ciência, Literatura, Psicologia, História e Política
Jordan B. Peterson / Fotografia de TIME
PUB

Na nossa redacção passamos grande parte dos nossos dias a partilhar e a debater pontos de vista, através de notícias, crónicas ou entrevistas. Por esse motivo criámos esta rubrica semanal com o mote “5 entrevistas, 5 dias”, onde partilhamos algumas entrevistas de outros meios de comunicação social que achamos interessantes por algum motivo.
Nesta primeira escolha os temas em destaque são: Ciência, Literatura, Psicologia, História e Política. E recolhemos entrevistas do jornal Público, Diário de Notícias e TSF.

Peter Atkins: “Quando a ciência explicar a origem do universo, Deus já não é necessário”
“Químico, professor jubilado da Universidade de Oxford, autor de livros de divulgação, o britânico Peter Atkins veio a Lisboa falar de ciência, “a única forma que temos de compreender o mundo”, como disse, em entrevista, ao DN.”, por Filomena Naves.

László Krasznahorkai: “As pessoas não precisam de profetas. As pessoas precisam de falsos profetas”
“Hipnótico, tragicamente cómico, grotesco, O Tango de Satanás é um romance sobre um mundo em decadência e traz à edição portuguesa um dos mais inovadores e brilhantes autores contemporâneos: László Krasznahorkai. Lê-lo é uma tarefa de resistência com recompensa assegurada.”, entrevista de Isabel Lucas para o jornal Público.

Jordan B. Peterson: “As universidades estão cheias de radicais de esquerda”
“É um dos polemistas do momento. Professor de Psicologia na Universidade de Toronto, fala sobre género, minorias, esquerda/direita, homossexualidade, religião, o papel matriarcal… As suas palestras online têm dezenas de milhões de seguidores e enche salas de conferências por onde passa. 12 Regras para a Vida, o seu último livro, é um fenómeno de vendas.”, entrevista de Bárbara Wong para o jornal Público.

Sandrine Kott: “É ilusório pensar que o Estado-nação constitui um casulo protector contra a globalização”
“Sandrine Kott é professora de História Europeia Contemporânea na Universidade de Genebra e é uma das mais reputadas especialistas na história do Estado social e das relações de trabalho na Europa.”, entrevista de Miguel Bandeira Jerónimo e José Pedro Monteiro para o jornal Público.

Manuel Alegre: “A questão das touradas é uma questão de liberdade”
“Manuel Alegre regressa às polémicas para defender o IVA mais baixo nas touradas, que, diz, é o preâmbulo para outras proibições que atentam contra a liberdade. Acha que o PS devia afirmar-se mais e não ter medo nem do PAN nem fazer favores à esquerda urbana. Entrevista DN/TSF.”

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.