Festival Paredes de Coura regressa nos dias 19, 20, 21 e 22 de Agosto de 2020
Durante quatro dias, a Praia Fluvial do Taboão recebeu mais de cem mil pessoas (26 mil pessoas por dia) celebrando, entre outros, a música de culto dos New Order, o rock lo-fi dos Car Seat Headrest, a missa celebratória de Spiritualized, o romantismo de Father John Misty e o indie rock dos The National. A edição do próximo ano já tem data marcada: 19, 20, 21 e 22 de Agosto de 2020.
O primeiro dia da 27.ª edição do Vodafone Paredes de Coura ficou marcado pelo regresso ao habitat natural da música dos norte-americanos The National, que se tinham estreado em Portugal há 14 anos precisamente na Praia Fluvial do Taboão. Tal como aconteceu com os The National, os australianos Parcels conquistaram o coração da plateia e o amor foi recíproco, como os próprios mostraram nas suas redes sociais.
Os históricos New Order eram uma das bandas mais aguardadas da edição deste ano e não desiludiram. Num concerto emotivo, as 26 mil pessoas presentes no habitat natural da música na segunda noite celebraram em perfeita comunhão com a banda a longa discográfica da formação de Manchester, evocando ainda a memória dos Joy Division e de Ian Curtis. A par dos New Order, o regresso dos Car Seat Headrest ao Vodafone Paredes de Coura e a estreia de Boy Pablo foram dois dos concertos mais celebrados do segundo dia.
Considerado um dos melhores concertos desta edição, ao terceiro dia os Spiritualized pregaram a sua missa rock and roll com apontamentos de gospel, antecedendo o repetente Father John Misty. Pelo Vodafone Paredes de Coura passaram ainda nomes fortes da música indie actual como, entre outros, Deerhunter, Jonathan Wilson e Balthazar.
Patti Smith, Mitski, Suede e Freddie Gibbs & Madlib são os nomes principais para o encerramento da 27.ª edição do Vodafone Paredes de Coura.
Como não só de música se faz o festival, além dos aclamados concertos, não faltaram as concorridas sessões de leitura – Vodafone Vozes da Escrita. No Palco Jazz na Relva, Inês Maria Meneses e Rui Reininho partilharam textos de autores que admiram e trocaram uma intensa conversa sobre o amor e, na segunda sessão, a dupla Márcia e Valter Hugo Mãe juntaram canções acústicas à poesia recitada, numa cumplicidade tão característica de dois amigos de longa data.
Outro dos activos incontornáveis do festival são as Vodafone Music Sessions, que continuam a proporcionar concertos intimistas em localizações tão inusitadas como um sanatório ou um Centro de Educação e Interpretação Ambiental. Este ano, as bandas que protagonizaram estes momentos especiais foram os Boogarins, Avi Buffalo, Capitão Fausto e Time For T.
A Vodafone e o Festival Paredes de Coura continuam a crescer juntos e a celebrar uma parceria de sucesso, já confirmada para o próximo ano. De 19 a 22 de Agosto de 2020 a música está de volta ao seu habitat natural.