“Death Stranding”: está quase aí um dos videojogos mais esperados dos últimos anos
Tóquio, 1986, um jovem designer chamado Hideo Kojima junta-se à empresa japonesa de videojogos Konami. 1987, o jogo Metal Gear é lançado para o velhinho computador MSX2. E assim começou uma bela história de amor, que como muitas outras acabou em drama.
Em 2015, após 29 anos juntos, Kojima e Konami separam-se. A sua saga Metal Gear fica na casa mãe e o multifacetado criador cria uma nova empresa intitulada de “Kojima Productions”. Em 2016 Kojima anuncia o seu próximo jogo, Death Stranding, e agora, em 2019, estamos a escassos dias do seu lançamento. O que podemos esperar deste jogo que tem sido tão antecipado e que é a primeira criação de Kojima de forma totalmente independente (embora o jogo seja distribuído pela Sony)? O videojogo será lançado em exclusivo para a Playstation 4 no próximo dia 8 de Novembro, mas pouco se sabe sobre este grande lançamento de Kojima.
Sendo um fã acérrimo de cinema (tendo inclusive sendo essa a primeira profissão que equacionou quando era bastante novo), Kojima concentra muito do seu trabalho em cinematics. Além de ser uma forma de explorar a realização, montagem e outros aspectos técnicos tão próprios de um filme, esta é também uma grande oportunidade de demonstrar um pouco mais sobre o mundo que Kojima criou para este Death Stranding.
Existem diversos actores e realizadores envolvidos no projecto como personagens, desde Norman Reedus a Mads Mikkelsen, Léa Seydoux, Nicolas Winding Refn, Guillermo del Toro, entre outros, alguns grandes amigos de Kojima, como Refn (Kojima tem um cameo na série “Too Old to Die Young” de Refn). Sabemos também que o mundo de Death Stranding está interligado com outros mundos, um submundo onde Sam Porter (o personagem de Reedus) vai parar quando morre, mas também com outros jogadores. Embora jogar online não seja um requisito, é um extra que promete ser bastante interessante. Aparentemente será possível trocar itens entre jogadores, além de outros contactos mais misteriosos.
A poucos dias do seu lançamento o jogo continua envolto em mistério. Apesar de já termos visto alguma footage de jogabilidade, grande parte do objectivo do jogo, assim como narrativa principal, continua envolto em mistério. A sinopse apresentada também não acrescenta muito: “Sam Porter deverá atravessar um mundo devastado e salvar a humanidade, impedindo a sua aniquilação depois de várias misteriosas explosões accionarem diversos eventos sobrenaturais e criaturas de outros mundos começarem a invadir o planeta.”
Kojima referiu várias vezes que pretende introduzir um novo estilo de jogo, um novo género, e que sequelas serão possivelmente necessárias para cimentar esse género. De que trata exactamente este novo género? Como será mesmo essa jogabilidade inovadora? Tudo isso continua para já um mistério. Esperamos saber mais no próximo dia 8 de Novembro.