“Octet”, um roguelike de poesia

por João Diogo Nunes,    11 Abril, 2021
“Octet”, um roguelike de poesia
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Game Jams são eventos onde se propõe a criação de um videojogo num curto espaço de tempo, normalmente com um tema base para que os participantes tenham por onde começar. Alguns destes jogos começam novas tendências e descobrem mecânicas e conceitos inovadores para o game design, outros até se tornam projetos completos, como foi o caso de Superhot, Pony Island ou Goat Simulator.

No contexto da 7DRL (Seven Day Roguelike), o desenvolvedor independente Memory of God, responsável por The Stillness of the Wind, criou Octet, um roguelike que tem como objetivo criar um poema de oito versos em duas estrofes. Apesar de simples e limitado, até porque foi feito em sete dias, Octet apresenta um conceito promissor, misturando a composição de poemas (algo já visto em jogos como Doki Doki Literature Club! ou Elegy For a Dead World) com o género roguelike. Os roguelikes, regra geral, são jogos com morte permanente onde devemos sobreviver o máximo de tempo possível para desbravar mais caminho nos mapas gerados aleatoriamente, o que torna cada run, ou tentativa, única. No caso de Octet, acordamos numa cela e, depois de o guarda nos dar papel e lápis sem explicação, devemos escrever um poema.

Para escrever precisamos de palavras, pelo que temos de ir até à cama e dormir para entrar nos nossos sonhos, que são o roguelike em si, e arrecadar palavras. Cada verso que submetemos dá-nos mais créditos de movimento para o jogo. Eliminar palavras que não queremos é crucial, já que também nos dão créditos. As palavras têm várias versões e podem ser pontuadas, elas são ainda os inimigos, representadas nos sonhos pela letra inicial, e devem ser adquiridas ao saltarmos em cima delas calculando, pelos turnos, a sua aproximação, já que elas podem também atingir-nos, fazendo-nos perder créditos e, pior ainda, palavras armazenadas. É importante usar a barra de espaços para esperar um turno e a tecla I para aceder ao inventário durante os sonhos para eliminar palavras a meio da ação. Cuidado é com o bug no inventário que pode duplicar palavras e estragar tudo, pelo que sessões muito longas pelo poema perfeito são arriscadas.

De início será complicado compormos os poemas ideais, mas após alguma habituação ao funcionamento do jogo os poemas melhoram. Quem quiser o desafio desta original composição poética pode encontrar o jogo, unicamente em inglês, na página do Itch.io do criador.

Em Portugal também se fazem jogos em jams, ora relembre-se, como exemplos recentes, Caim, vencedor da MAD Game Jam 2021, ou Jessica Curry, a entrada de Isaque Sanches para a Global Game Jam.

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