Tens 18 anos? Então tens direito a um ano de entradas grátis em teatros, museus e monumentos
Arranca no próximo dia 1 de abril e dura até cada residente celebrar o 19.º aniversário. Todos os jovens que residam em Portugal nascidos no ano de 2002 vão ter acesso a museus, monumentos e teatros nacionais que estejam sob direção, superintendência e tutela do Ministério da Cultura.
O programa Cultura para Todos, uma das medidas vencedoras do orçamento participativo de 2017, arrancou há dois anos e iria terminar no ano seguinte. “Considerando que a referida iniciativa teve uma elevada adesão, o Governo decidiu que, doravante”, todos os cidadãos que residam em território nacional e que tenham 18 anos possam visitar todo um conjunto de monumentos como a Torre de Belém, a Sé de Braga ou o Teatro Nacional São João.
A oferta cultural, que tem o objetivo de promover as iniciativas culturais junto dos jovens adultos, poderá ser usufruída entre 1 de janeiro e 31 de dezembro do ano civil em que os jovens completem 18 anos, diz o despacho conjunto dos ministérios das Finanças e da Cultura.
Em Lisboa, o programa de governo inclui visitas grátis ao Mosteiro dos Jerónimos, Panteão Nacional, Torre de Belém, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Nacional dos Coches, Cinemateca, Palácio Nacional da Ajuda, Museu Calouste Gulbenkian ou o Museu Coleção Berardo, entre outros.
Na cidade Invicta, podes (re)visitar a Casa da Música, o Museu Nacional Soares dos Reis, a Sé ou o Teatro Nacional São João. Um pouco mais a Norte, em Braga, estão abrangidas a Sé, o Museu D. Diogo Sousa ou o Mosteiro de São Martinho de Tibães.
A lista de museus, monumentos e teatros estende-se a todo o país. São casos disso o Castelo de Leiria, o Palácio de Mafra, o Castelo de Mértola e de Montemor-o-Novo, o Museu do Brinquedo de Seia, o Museu Nacional do Algarve, o Teatro Aveirense ou o Convento de Cristo, em Tomar.
Este artigo foi escrito por Paulo Ricardo Ferreira e foi originalmente publicado em Espalha Factos.