“Cidades Impossíveis”. Série documental sobre práticas urbanas exemplares estreia na RTP1
É a 2 de janeiro, o primeiro domingo de 2022, às 12h30, antes do noticiário da tarde que o canal 1 da RTP estreia a série documental “Cidades Impossíveis” Depois desta estreia em canal aberto nacional, o programa — que conta com 3 formatos (2 compactos parciais e um compacto completo, com todos os episódios) passa também em vários outros canais RTP.
Guiados pelo amante de cidades Ricardo Moreira, este trabalho televisivo visitou cinco cidades europeias para confirmar no terreno — e mostrar a quem vir os episódios — o que acontece quando se tem a coragem para apostar a sério em abordagens alternativas para alguns dos problemas mais críticos que se colocam hoje às cidades.
“Cidades Impossíveis” consiste numa série de 5 episódios de 7-9 minutos para televisão e redes sociais, que identifica 5 cidades exemplares (uma por episódio e por tópico) na solução de problemas específicos como a falta de habitação ou a gestão dos carros nas cidades.
Cada episódio inclui uma visita guiada à cidade em causa, entrevistas a ativistas, ministros, secretários de estado, vereadores dessas cidades e habitantes locais, que partilham a sua experiência e falam da implementação de medidas difíceis, mas indispensáveis para agora e para o futuro.
Ponto de partida
Existem cidades que estão a conseguir quebrar os limites do que é considerado possível, mostrando novas maneiras de solucionar velhos e novos problemas. Problemas clássicos como a habitação, mobilidade, serviços públicos ou espaço público ainda não foram resolvidos e estamos já a enfrentar novos desafios como a gentrificação e as desigualdades sociais.
Cidades e tópicos em destaques
Berlim | Casas que as Pessoas Podem Pagar
Em Berlim os preços das casas estão a subir ao dobro da velocidade dos salários, mas a cidade usou ferramentas para atacar a especulação imobiliária. Nesta cidade aprende-se também que tem de haver habitação pública para quem tem salários baixos, mas também para as classes médias.
Bruxelas | Agricultura Urbana
Em Bruxelas há tantos projetos de agricultura urbana que já começaram a aproveitar os telhados dos prédios para plantar vegetais e frutas, até para fazer produção de peixes. Nesta cidade aprende-se que produzir no espaço urbano, reduzir as cadeias de produção, envolver os cidadãos na produção da sua alimentação e promover uma alimentação mais saudável tem todo o sentido.
Barcelona | Uma Cidade Sem Carros
Em Barcelona, o município diz que está a acontecer a transformação mais radical e democrática desde o Eixample de Cerda no Séc. XIX. Querem ter uma cidade sem carros e por isso estão a construir super quarteirões.
Luxemburgo | Transportes Públicos Gratuitos
No Luxemburgo diz-se que foi tão grande como o dia do primeiro homem na lua, a primeira viagem à volta do mundo ou a invenção da roda. Desde o dia 1 de março de 2020 que todos os transportes públicos no Luxemburgo são gratuitos para toda a gente: quem vive ou trabalha no país e mesmo para os turistas.
Helsínquia | Casas Primeiro para as Pessoas Sem Abrigo
Em Helsínquia descobrimos porque é que o Housing First faz da Finlândia o único país da Europa onde o número de pessoas em situação de sem abrigo está a diminuir. Nesta cidade aprende-se também que em primeiro lugar deve vir a casa e que só garantindo o direito fundamental à habitação se consegue resolver os outros problemas que as pessoas podem ter.