Cavaco Silva anda a explorar a Netflix e gostou imenso da série ‘The Crown’
O antigo Primeiro-Ministro e Presidente da República Aníbal António Cavaco Silva deu uma extensa entrevista ao jornal Expresso, publicada no passado Sábado (dia 17), e falou abertamente sobre vários temas. Um dos quais sobre o estado actual do país:
“Portugal está a beneficiar de uma envolvente externa extraordinariamente favorável. Receio que não se esteja a aproveitar o momento para corrigir alguns desequilíbrios estruturais”, disse Cavaco Silva na entrevista concedida aos jornalistas Luísa Meireles e Pedro Santos Guerreiro, no Expresso.
No entanto, um dos temas que achámos curiosos e que merece o nosso destaque são os seus hábitos culturais. Agora, com 78 anos e que está retirado da vida política, de forma activa, Cavaco Silva tem mais tempo livre, e revelou na mesma entrevista que o último livro leu foi “A Hora mais Negra”, da autoria de Anthony McCarten, e que lhe foi oferecido pela sua antiga assessora para a juventude, antes do filme homónimo (ler crítica), realizado por Joe Wright, estrear nos cinemas portugueses. Cavaco Silva assume-se ainda fã de Churchill, tema central da obra literária e do filme: “É um dos maiores políticos do século XX”.
O ex-Presidente português elogiou ainda o rigor e o pormenor com que McCarten escreveu o livro e que tem como objectivo fazer o mesmo quando trabalha para escrever as suas memórias. Relembramos que em 2017, Cavaco Silva editou “Quinta-feira e outros dias”, um “testemunho de componentes relevantes da minha magistratura que são, em larga medida, desconhecidos dos cidadãos“, pode ler-se na sinopse do livro.
Para além dos livros, Cavaco Silva confessou ainda dedica o seu tempo à televisão: “Agora vejo filmes em casa, na televisão. Estou na fase de explorar a Netflix, vi a série “The Crown”, gostei imenso; vi e gostei menos da do Marco Polo; os filmes da Meryl Streep costumo vê-los todos”, disse o ex-Presidente.
“The Crown”, de que Cavaco Silva tanto gostou, é uma criação de Peter Morgan, o mesmo que escreveu os filmes “Frost/Nixon” (2008) e “The Queen” (2006), e estreou em Novembro de 2016. A série inglesa conta a história do reinado da Rainha Elizabeth II, a partir do seu casamento em 1947 até aos dias de hoje. Esta é também a primeira série a ser realizada pela Netflix no Reino Unido e são esperados 60 episódios ao longo de 6 temporadas.