FCSH faz 40 anos e recebe 40 masterclasses de ex-alunos
Entre 8 de Março e Dezembro de 2018, antigos alunos da NOVA FCSH (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa) regressam à faculdade para dar uma Masterclass sobre os desafios da sua especialidade. É uma oportunidade irrepetível para ouvir alunos que se tornaram referências nas mais variadas áreas da sociedade portuguesa. A iniciativa integra-se nas comemorações oficiais dos 40 anos da NOVA FCSH, a entrada é livre e todas as sessões decorrerão às 18h, no Auditório 1 da Torre B.
Por exemplo, no passado mês de Março, o primeiro convidado foi o pianista Nuno Vieira de Almeida, que falou sobre “O problema da interpretação musical“, ou o jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho, que abordou o assunto “O jornalismo no seu labirinto“. Já no início do mês de Abril esteve presente, por exemplo, Elisabete Caramelo, directora de Comunicação da Fundação Calouste Gulbenkian e Ana Paula Zacarias, secretária de Estado dos Assuntos Europeus.
Agora, a 12 de Abril, o próximo convidado é Nuno Artur Silva director, fundador e director geral da Produções Fictícias e ex administrador da RTP, e o tema da masterclass é “As ficções e os media”.
Programa (não foram revelados todos os temas e só se conhece o programa até ao mês de Maio)
3 de Abril (terça) – Gabriela Canavilhas, deputada. Masterclass: “Percursos Femininos na Música – do sexo frágil à transgressão e emancipação feminina na Ópera”
5 de Abril (quinta) – Elisabete Caramelo, directora de Comunicação da Fundação Calouste Gulbenkian. Masterclass: “A vertigem da comunicação – dos afectos ao storytelling“
10 de Abril (terça) – Ana Paula Zacarias, secretária de Estado dos Assuntos Europeus. Masterclass: “Que Europa somos, que Europa queremos”
12 de Abril (quinta) – Nuno Artur Silva, director das Produções Fictícias. Masterclass: “As ficções e os media”
17 de Abril (terça) – Elza Pais, deputada
19 de Abril (quinta) – Bárbara Bulhosa, directora da Tinta da China
24 de Abril (terça) – Rui Tavares, historiador
26 de Abril (quinta) – Luís Pedro Nunes, director do Inimigo Público. Masterclass: “Carreira? Como asssim?”
8 de Maio (terça) – Gonçalo M. Tavares, escritor
10 de Maio (quinta) – Bárbara Coutinho, directora do Museu do Design
17 de Maio (quinta) – Rui Cardoso Martins, escritor
22 de Maio (terça) – Miguel Jalôto, diretor artístico do Ludovice Ensemble
24 de Maio (quinta) – Maria Fernanda Rollo, secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior