Viagem às 28 capitais europeias. Um retrato político, cultural, social e económico de Bernardo Pires de Lima
A conjuntura pessimista que ensombra o velho continente não demove o europeísmo convicto, feito de espírito crítico, de Bernardo Pires de Lima, que embarcou numa viagem de um ano pelas 28 capitais europeias.
“Ao longo de 11 meses, fiz 54 viagens de avião, quatro de comboio, duas de autocarro e 563 quilómetro a pé. O objectivo era perspectivar a Europa através de uma grande angular, e registar o momento geopolítico decisivo que o continente enfrenta a partir de cada uma das suas capitais”, revela Bernardo Pires de Lima
Ao longo do percurso, explorou as cidades nas suas várias vertentes: política, cultural, social, económica. Entrevistou líderes nacionais de vários sectores da sociedade, conversou informalmente com pessoas oriundas de contextos diversos, testemunhou noites eleitorais turbulentas. O resultado é um mapa das mudanças e dos desafios que a Europa enfrenta no novo século, um elogio às conquistas partilhadas entre nações e um voto de esperança no futuro.
“Este livro revela o limpo e o sujo na Europa de 2017. Como convivem o tradicional e o moderno, o regresso da história e a fuga para a frente, a geopolítica e o bem estar garantido, as fronteiras e a livre‑circulação, as novas identidades partidárias e as antigas, a valorização da imigração e a diabolização do refugiado, a natureza benigna da integração comunitária e a forma perniciosa como está a ser olhada, o culto da corrupção e os mecanismos de transparência, a falta que faz um jornalismo livre, presente e com escrúpulos, a verdade e a mentira, a geografia e a religião, a ânsia por liberdade e a gula por poder.” diz o investigador e analista político Bernardo Pires de Lima.
Bernardo Pires de Lima é investigador do IPRI – UNL e do Center for Transatlantic Relations da Universidade Johns Hopkins (Washington). É também colunista e analista de política internacional do Diário de Notícias, na RTP e na Antena 1, e as suas opiniões são regularmente publicadas na imprensa internacional (Huffington Post, The National Interest, Hurriyet Daily News ou The Diplomat). Entre os seus livros, encontram-se “Putinlândia” (Prémio José Medeiros Ferreira 2016), “Portugal e o Atlântico” (2016) e “A Síria em Pedaços” (2015).
O livro “Lado B da Europa”, com 360 páginas, chega às livrarias portuguesas a 18 de Maio e é editado pela Tinta da China.