“A Herdade”, de Tiago Guedes, vence prémio de melhor filme no Panorama of European Cinema
O Panorama of European Cinema, em Atenas, acaba de anunciar que “A Herdade”, de Tiago Guedes, produzido por Paulo Branco, uma co-produção Leopardo Filmes e Alfama Films Production, em associação com CB Partners e Ana Pinhão Moura Produções, é o vencedor do Prémio de Melhor Filme.
O júri desta 33ª edição do festival grego era composto por nomes distintos do panorama cinematográfico internacional: o realizador Elia Suleiman, a actriz e realizadora Valeria Golino e o director do Festival of European Cinema de Lecce, Alberto La Monica.
Este prémio no Panorama of European Cinema é mais uma distinção a juntar às muitas que o filme já teve no seu percurso internacional, desde o Festival de Veneza, ao TIFF de Toronto, passando pelas Mostras de São Paulo e Valencia, entre muitos outros festivais internacionais de cinema de referência, “A Herdade” tem sido uma obra amplamente aclamada, quer por parte da crítica, quer do público.
Estreado com enorme sucesso em Setembro do ano passado nas salas portuguesas, teve, na versão série, cerca de um milhão e meio de espectadores no Canal ARTE (está também disponível nas plataformas de streaming Filmin Portugal e HBO Portugal).
O filme, que já foi editado em DVD e Bluray, será transmitido pela RTP 1 no dia 8 de Dezembro, às 21h59.