A paleta de sons de loscil e Lawrence English chega para colorir o gnration 

por Conteúdo Patrocinado,    16 Fevereiro, 2024
A paleta de sons de loscil e Lawrence English chega para colorir o gnration 
DR
PUB

Com data única em Portugal, os artistas juntam-se, a 17 de fevereiro, para explorar as fronteiras entre a música eletróncia e a sonoridade acústica de um órgão de tubos centenário. 

Lançado em 2023, Colours of Air é o disco que regista o encontro entre loscil e Lawrence English. Este trabalho baseia-se num conjunto de gravações captadas num órgão com mais de 130 anos, que posteriormente foram processadas e transformadas, dando origem a oito peças eletroacústicas. O timbre singular do instrumento e as flutuações espaciais do tom na sala onde está alojado – no Old Museum em Brisbane, na Austrália – dão à música uma aura sagrada, quase como a luz que entra das abóbodas e vitrais de uma igreja. Como o nome faz prever, as faixas que compõem este disco refletem as diferentes tonalidades que emergem do encontro entre a eletrónica e o som acústico.  

A 17 de fevereiro, às 18:00, loscil e Lawrence English encontram-se na blackbox do gnration, em Braga, para apresentar Colours of Air. Através da imaterialidade da música, o duo vai invocar este imponente instrumento.  

Artista sonoro e compositor australiano, Lawrence English é reconhecido pelo trabalho nos campos da música experimental e ambient. Com uma sensibilidade única para construir paisagens sonoras, incorporando sons naturais e gravações de campo, o trabalho de English desafia as noções de perceção e memória. Com discos como A Colour for Autumn (2009), Wilderness of Mirrors (2014) e Observation of Breath (2021) e colaborações com Tujiko Noriko, John Chantler e Merzbow, Lawrence English tem-se destacado como um dos nomes mais inovadores na música experimental. 

Loscil é o projeto de música eletrónica e ambient do canadiano Scott Morgan. Aclamado compositor e artista multimédia, Morgan fez parte do coletivo Multiplex e é baterista da aclamada banda Destroyer. Depois da estreia autoproduzida, a grande maioria dos seus projetos foram lançados pela histórica editora Kranky. Para além do trabalho a solo, Morgan conta ainda com colaborações com nomes como Rachel Grimes, Daniel Bejar, bvdub e o com o mestre da música eletrónica e minimal Ryuichi Sakamoto. 

Os bilhetes para o espetáculo podem ser adquiridos em https://gnration.bol.pt, balcão gnration e locais habituais.  

Conteúdo patrocinado por gnration.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.