“A Propósito de Nada”. Autobiografia de Woody Allen chega às livrarias portuguesas em Julho
Autobiografia de Woody Allen chega às livrarias portuguesas a 23 de Julho com o selo das Edições 70.
Com um olhar abrangente e pessoal, Woody Allen faz uma viagem pela sua vida tumultuosa. Uma narrativa que começa na infância, em Brooklyn, e aborda episódios inéditos como a sua passagem como escritor num programa de variedades, nos primórdios da televisão. Tendo trabalhado ao lado de grandes nomes da comédia, o autor fala das dificuldades que teve nos seus primeiros anos como stand-up comedian e do seu percurso até se tornar reconhecido no meio artístico.
“Wood Allen fala dos seus casamentos, dos seus romances e amizades famosas; de música jazz, dos seus livros e peças de teatro. Ficamos a saber mais sobre os seus demónios, os seus erros, os seus sucessos, os seus amores, as pessoas com quem se foi cruzando e com quem partilhou várias experiências.“, pode ler-se na nota de imprensa enviada pela editora para a nossa redacção.
Escrita por Woody Allen, a biografia chegará às nossas estantes com o nome de A Propósito de Nada (título fiel à tradução do original). Envolta em polémica desde o seu lançamento, era o grupo editorial Hachette (que também editou em 2019 as reportagens de Dylan Farrow no volume Catch and Kill) que primeiramente detinha os direitos de publicação e se tinha comprometido em publicar a biografia. No entanto, após protestos dos funcionários, o grupo decidiu não avançar com a publicação de uma obra amplamente criticada devido às acusações de abuso sexual que Woody Allen é alvo desde os anos 90. Este é, inclusive, um dos temas abordados num livro que revê vários capítulos da sua vida pessoal e profissional
Foi após a desistência por parte do grupo Hachette que a editora Arcade Publishing decidiu avançar para a publicação da autobiografia que tem sido alvo de sentimentos mistos um pouco por todo o Mundo. É, ainda assim, o olhar mais íntimo e pessoal que tivemos sobre a vida do cineasta, actor, escritor e músico estadunidense. O “livro maldito” de Woody Allen, que estava há vários anos para ser lançado, chega assim às livrarias em Portugal.