Academia Próxima Geração está de regresso para formar mais 30 jovens ativos na sociedade civil

por Comunidade Cultura e Arte,    5 Junho, 2023
Academia Próxima Geração está de regresso para formar mais 30 jovens ativos na sociedade civil
Nuno Alvim, Fernando Soares, Adriana Cardoso, Teresa Coelho, Nuno Carneiro, Ricardo Marvão / DR
PUB

As candidaturas da 3ª Edição da Academia Próxima Geração estão abertas, com o apoio do IPDJ, Agência Erasmus+ e Município de Cascais, para um programa intensivo que inclui ferramentas de liderança como a comunicação e a construção de uma política pública.

Não há duas sem três. Depois do sucesso alcançado nas duas primeiras edições, onde se formaram 52 jovens entre os 16 e os 30 anos, a Próxima Geração já abriu as candidaturas para a 3ª edição, com o objetivo de envolver os jovens no panorama político nacional e internacional. Chegada a Portugal em 2022, esta Academia proporciona uma formação contínua ao longo de 10 semanas, fornecendo as ferramentas necessárias para que os jovens participantes possam responder aos desafios políticos e sociais do futuro. As inscrições já estão disponíveis aqui.

A Associação sem fins lucrativos, que assume valores como a transparência, pluralidade, interesse público e pragmatismo, terá o processo de candidaturas a decorrer até dia 15 de junho. O programa é destinado a todos os jovens entre os 16 e os 30 anos, independentemente da sua formação, ocupação, naturalidade e ideologia ou experiência política, com o foco desta formação a incidir em temáticas como liderança pessoal, propósito público, ética e valores, sempre de um ponto de vista pluripartidário.

A equipa da Próxima Geração desenvolveu uma estratégia baseada em reflexões, debates de ideias e colaborações entre participantes e convidados num ambiente informal e pragmático. Assim, o modelo de ensino é constituído por desafios semanais, conversas inspiradoras com convidados do setor público e privado, e quatro fins-de-semana de imersão de Norte a Sul do país, onde os participantes têm a oportunidade de trabalhar em grupo e conhecer diferentes realidades nacionais.

Segundo Ricardo Marvão, Diretor Executivo da Próxima Geração, “depois do sucesso das duas primeiras edições, é com grande entusiasmo que abrimos as candidaturas para mais um programa, confiantes de que estamos no caminho certo para ajudar a construir uma geração de participantes ativos na política e na sociedade civil. A Academia conta já com assinaláveis casos de sucesso, com alguns dos participantes das edições anteriores a envolverem-se em projetos como uma candidatura às Eleições Europeias de 2024, a discussão de uma nova política pública sobre desperdício alimentar com os grupos parlamentares na Assembleia da República ou a criação de uma Associação de Bairro, onde o foco se centra na melhoria da qualidade de vida dos moradores. O nosso programa foi precisamente desenhado para promover a participação ativa dos jovens na sociedade e nas instituições locais, regionais, nacionais e europeias. Queremos continuar a formar jovens e a somar casos de sucesso, promovendo o acesso e a partilha de ideias, acreditando que, desta forma, podemos construir um melhor sistema democrático em Portugal.”

Esta 3ª edição, que irá realizar-se entre os próximos meses de setembro e novembro de 2023, irá passar por novos locais, depois de outras edições terem conhecido regiões como Cascais, Fundão, Ourém, Campo Maior, Évora, Peniche ou Porto, com convidados de destaque tais como o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, Inês Alexandre, e o anterior primeiro-ministro Pedro Passos Coelho. A próxima edição irá ainda contar com o IPDJ, a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação na promoção desta academia, bem como as Câmaras Municipais onde se realizam os eventos do programa.

Até às próximas eleições legislativas de 2026, a Próxima Geração pretende qualificar 1000 jovens, desafiando-os a serem ativos na sociedade civil, na política partidária, nas associações e movimentos de bairro e até no parlamento. Além de Portugal, a rede Apolitical Academy conta com seis academias em países com contextos políticos diferenciados: Suécia (desde 2016), África do Sul, Cáucaso (desde 2021), Portugal, Paraguai (desde 2022), e Alemanha (desde 2023), e já formou mais de 350 jovens políticos em cinco anos.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.