Afonso Cruz estreia espetáculo multidisciplinar no festival Utopia em Braga

por Comunidade Cultura e Arte,    19 Outubro, 2023
Afonso Cruz estreia espetáculo multidisciplinar no festival Utopia em Braga
Afonso Cruz / DR
PUB

A criação original é um dos destaques do primeiro fim de semana do evento literário, que decorre entre 2 e 12 novembro, em Braga.

No dia seguinte à sessão inaugural da primeira edição do Utopia – que contará com a participação de Ricardo Araújo Pereira e Frederico Lourenço –, haverá um outro nome sonante do panorama literário e cultural português em destaque. Nos dias 3, às 22h00, e 4 de novembro, às 21h30, Afonso Cruz apresenta um espetáculo com o mesmo nome do festival literário de Braga, para o qual foi criado especialmente. A Capela Imaculada, no Espaço Vita – galardoada com o prémio do website ArchDaily na categoria de Arquitetura Religiosa – é o palco escolhido para a estreia de “Utopia”, uma performance que faz uso de diferentes expressões artísticas, da palavra à música, passando pela imagem e pela dança.

Através de uma abordagem multidisciplinar, esta produção escrita e inédita do galardoado autor – conhecido por obras como “Jesus Cristo bebia cerveja”, “Para onde vão os guarda-chuvas” ou “Os livros que devoraram o meu pai” – encontra, neste espetáculo, uma expressão cénica. “Utopia” reflete a versatilidade de Afonso Cruz, que se dedica, para além da ficção, à ilustração, à música ou à escrita de ensaios – áreas que estarão presentes nesta sua criação, juntamente com a mensagem patente nas suas obras.

O autor refere que o espetáculo “mergulha em questões sensíveis, como a extinção dos povos indígenas – em particular os povos nómadas de Magalhães, como exemplo de extinção coletiva – e a dor da perda de um filho”. A performance imaginada por Afonso Cruz aborda, desta forma, os dramas pessoais e os desafios civilizacionais, entrelaçando uma perspetiva global com histórias íntimas, de quem enfrenta a dor da perda e da ausência. Em última análise, “Utopia” explora a condição humana, refletida no território literário desde que há registo.

A programação do festival Utopia tem vindo a ser desvendada ao longo das últimas semanas, estando já confirmada a presença de convidados como Miguel Esteves Cardoso, Ludmila Ulitskaya, David Mitchell, Bruno Nogueira, Lídia Jorge, José Rodrigues dos Santos ou Gilles Lipovetsky. No total, o evento vai receber, ao longo de 11 dias, mais de uma centena de convidados, que farão parte de conversas, espetáculos, oficinas,workshops, ou passeios literários, numa oferta pensada para todos os públicos.

A participação nas sessões do Utopia é gratuita, mas está sujeita à reserva online. Cada reserva pode assegurar até dois lugares. No dia, em caso de atraso, o lugar é libertado para a lista de espera a gerir no local. Em festival-utopia.pt, é possível consultar o programa completo e atualizado e, a partir de sexta-feira, dia 20 de outubro, encontrar o link, no descritivo das sessões, para a reserva dos lugares. 

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.