Associação Cais 1515 inaugura exposição “Poesia da Resistência” em Aveiro

por Comunidade Cultura e Arte,    23 Novembro, 2023
Associação Cais 1515 inaugura exposição “Poesia da Resistência” em Aveiro
PUB

Projeto europeu exibe projectos de jovens de Portugal, Itália, Espanha e Alemanha. A entrada é gratuita.

A Cais 1515 – Associação Cultural vai inaugurar na próxima quinta-feira, 23 de novembro, pelas 18h30, na Junta de Freguesia de Esgueira (Aveiro), a exposição Poesia da Resistência. Esta exposição é o primeiro momento público do projeto europeu “Poetry of Resistance” e vai exibir os trabalhos de quase uma centena de jovens de Portugal, Itália, Espanha e Alemanha. O “Poetry of Resistance” é um projeto co-financiado pela Comissão Europeia, ao abrigo do programa CERV (Citizens, Equality, Rights and Values). A exposição ficará patente entre os dias 23 e 30 de novembro e pode ser visitada entre as 09h00 e as 18h00 de cada dia.

O Poesia da Resistência é um projeto da Cais 1515 – Associação Cultural, em parceria com a Eurosud (Itália), com a Globers (Espanha) e com a IRMI (Alemanha) que visa promover a Memória Europeia e a participação ativa dos jovens, através da cultura e das artes, sobre o papel desempenhado pelos movimentos artísticos de resistência no combate às ditaduras do século XX.

A associação Aveirense desenhou o projeto no início de 2022. Na base deste desenho estão as comemorações dos 50 anos do 25 de abril e a escala dos populismos por toda a Europa. Como associação cultural, a Cais 1515 colocou a tónica do projeto na preservação da memória dos movimentos artísticos de resistência na Europa, por acreditar ser uma forma eficaz e atrativa de envolver os jovens na vida cívica, criando oportunidades para novas conquistas democráticas baseadas na história europeia comum.

Para Bernardo Limas, Coordenador de Projetos na Cais 1515: “O Poesia da Resistência é, sem dúvida, o projeto mais feliz que saiu da minha cabeça e do meu coração. Não quis acreditar quando o projeto foi selecionado pela Comissão Europeia, até porque somos um dos únicos dois projetos portugueses aprovados no âmbito do CERV. É para nós uma alegria e um prazer ver que agora o projeto chega ao seu primeiro momento público, fora dos círculos mais fechados onde estivemos a trabalhar até agora. Ver os resultados de quase meia centena de jovens serem exibidos publicamente e saber que tive a oportunidade de coordenar estes trabalhos, em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Esgueira, foi algo fenomenal. Sou muito feliz a fazer projetos europeus e espero que este me dê mais motivação a mim, à minha equipa e todos aqueles que se quiserem juntar a nós para fazer coisas bonitas, pautadas pelo amor e pela congregação de esforços em prol da cidadania jovem ativa”

Segundo Ricardo Barros, Presidente da Direção da Cais 1515: “Quando o Bernardo me desafiou para fundar a Cais 1515 em 2021, ainda com o mundo a braços com uma pandemia, já tinha muito claro aquilo que queria para a nossa associação: colocar Aveiro no centro da Europa. É bonito perceber que estamos a conseguir fazer isso. Já é o quarto projeto europeu que estamos a implementar e todos têm tido muito sucesso. Temos aprendido bastante ao longo desta jornada, temos feito inúmeros parceiros e amigos europeus e estamos efetivamente a viver aquilo que é a União Europeia: fraternidade, proximidade e igualdade. Este Poesia da Resistência é o nosso maior projeto até agora e o mais trabalhoso. Não vamos enganar ninguém, tem sido muito difícil implementar o projeto porque requer muito de nós e nem eu, nem o Bernardo, nem ninguém na Cais 1515 é funcionário a tempo inteiro da associação. Este, como costumamos brincar, é o nosso hobby profissional! O próximo passo da Cais 1515 será integrar funcionários a tempo inteiro, mas cada coisa a seu tempo. Para já estamos muito felizes e esperamos que a sociedade desfrute daquilo que estamos a construir. Aliás, mais do que desfrutar, esperamos que se junte a nós. Venham visitar esta maravilhosa exposição!”

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.