“Be Natural”: documentário que conta história de Alice Guy-Blaché, umas das primeiras realizadoras de cinema, estreia em Portugal
A pioneira Alice Guy-Blaché foi uma das primeiras realizadoras da História, mas a sua própria história continua a ser mal conhecida.
Numa entrevista para ao Hyperallergic, Pamela B. Green contoou que “o que havia de imensamente especial nela está relacionado com o seu envolvimento na criação de uma gramática cinematográfica que hoje reconhecemos (…)”
A realizadora Pamela B. Green traça o percurso ímpar de Guy-Blaché, em França e nos Estados Unidos, a partir de uma investigação documental que mostra material de arquivo dos filmes (creditados ou não) da realizadora. Assumindo um lado detectivesco e o cariz de tributo, “Be Natural”, narrado por Jodie Foster, apresenta-nos a impressionante e inovadora produção de Guy-Blaché, com mais de mil títulos até 1919, cujo trabalho caiu, até agora, no esquecimento.
O documentário “Be Natural: The Untold Story Of Alice Guy-Blaché”, com cerca de 103 minutos, e com chancela da The Film Sales Company, será exibido na Cinemateca Portuguesa a 3 de Maio, pelas 19h, no âmbito do IndieLisboa, que acontece de 2 a 12 de Maio.