Beatrice Leanza é a nova diretora executiva do MAAT
Beatrice Leanza é a nova diretora executiva do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT). Curadora e crítica de arte, nascida em Itália e com uma sólida carreira profissional desde 2002, Beatrice Leanza foi escolhida por convite após um processo que envolveu entrevistas a vários candidatos.
Com esta escolha, a Fundação EDP optou por um perfil com um reconhecido percurso nas áreas da arte contemporânea, design e arquitetura e uma larga experiência na gestão de projetos e de equipas, decidindo também efetuar uma alteração no organograma do MAAT que passa a ter uma Directora Executiva e um Conselho Curatorial.
MA (Master in Arts) em Estudos Asiáticos pela Ca’Foscari University de Veneza, com uma tese de dissertação sobre a arte contemporânea na China, Beatrice Leanza iniciou a sua carreira como curadora na CAAW (China Art Archives and Warehouse), o espaço de arte alternativo criado pelo artista Ai Weiwei.
Foi, ainda, fundadora do BAO Atelier – um think-tank que promove ativamente a relação entre a China e a Europa nas áreas das artes visuais, do design e da arquitetura –, e curadora chefe do programa de investigação Across Chinese Cities, apresentado em 2014, 2016 e 2018 na Bienal de Veneza de Arquitetura.
Desempenhou, entre 2013 e 2016, as funções de diretora criativa da Beijing Design Week – o evento mais importante e prestigiado de arquitetura e design naquela região.
Em 2018 Beatrice Leanza foi uma das cofundadoras da B/Side Design, uma organização internacional que está na origem da criação do primeiro instituto independente de design e investigação na China, o The Global School.
É atualmente membro do Conselho do Design Trust (Hong Kong) e foi selecionada para os Young European Leader Class 2018, um think-tank promovido pela Friends of Europe Foundation sediada em Bruxelas.
Beatrice Leanza é presença assídua, através dos seus artigos e projetos, em publicações como Artforum, Abitare, CNN Style, Domus, Dezeen, Disegno magazine, The Guardian, Frieze, Frame, Flash Art Intl’, Blueprint Magazine, Metropolis, T Magazine (The NYTimes), IDEAT, Liberation/NEXT, The Good Life, Il Sole 24 ore, Il Corriere della Sera, entre muitas outras, incluindo publicações chinesas especializadas.
A Fundação EDP acredita que o conhecimento de Beatrice Leanza nas áreas da arte contemporânea, do design e da arquitetura, bem como a sua experiência na implementação de estratégias culturais que envolvam a comunidade, serão decisivas para a continuação da afirmação do MAAT como uma instituição cultural de referência internacional.
A nova diretora executiva do MAAT iniciará as suas funções hoje, dia 2 de setembro, sendo que a composição do Conselho Curatorial será em breve anunciada.