Câmara de Lisboa prevê investir 62 milhões de euros na área da cultura em 2024

por Lusa,    14 Novembro, 2023
Câmara de Lisboa prevê investir 62 milhões de euros na área da cultura em 2024
Fotografia de Tijs van Leur / Unsplash
PUB

A proposta de orçamento municipal de Lisboa para 2024 prevê um aumento de 13% no investimento na área da cultura, passando de 55 milhões de euros previsto para este ano para 62 milhões, anunciou hoje o vice-presidente da câmara.

“Na área da cultura, se somarmos ao orçamento da Direção Municipal de Cultura, o orçamento da EGEAC [Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural] e ainda as obras culturais que estamos a fazer, verificamos também que há um aumento muito significativo de 55 para 62 milhões de euros”, referiu Filipe Anacoreta Correia (CDS-PP), na apresentação da proposta de orçamento municipal de Lisboa para 2024, que decorreu nos Paços do Concelho.

O vice-presidente da câmara e responsável pelo pelouro das Finanças disse que 2024 será o ano da abertura do MUDE – Museu do Design e da Moda, do Pavilhão Azul para a coleção Julião Sarmento e do Teatro Variedades.

No próximo ano, a liderança PSD/CDS-PP estima também abrir mais três espaços do programa Um Teatro em Cada Bairro, indicou o autarca.

Em termos de obras, o município quer, no próximo ano, intervir no Espaço Atlântida, na reconversão do Teatro Aberto e na Biblioteca António Lobo Antunes.

“Naturalmente que o ano de 2024 será também marcado pelas comemorações do 25 de Abril que se prolongarão durante 2025”, apontou Anacoreta Correia, indicando que a celebração dos 50 anos da Revolução de Abril de 1974 se poderá estender até 2026 com o aniversário da Constituição da República de 1976.

A Câmara de Lisboa apresentou hoje um orçamento de 1,3 mil milhões de euros para 2024, “bastante alinhado” com o deste ano (1,3 mil milhões), segundo o vice-presidente da autarquia.

No orçamento municipal para 2023, a câmara previu uma despesa de 1,3 mil milhões de euros, superior à calculada para o ano anterior (1,16 mil milhões em 2022).

Atualmente, o executivo da Câmara de Lisboa, que é composto por 17 membros, integra sete eleitos da coligação “Novos Tempos” (PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança) – que são os únicos com pelouros atribuídos e que governam sem maioria absoluta –, três do PS, dois do PCP, três do Cidadãos Por Lisboa (eleitos pela coligação PS/Livre), um do Livre e um do BE.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.