Cavalo de Tróia leva grupo contracorrente ao Folio, em Óbidos

por Comunidade Cultura e Arte,    24 Setembro, 2019
Cavalo de Tróia leva grupo contracorrente ao Folio, em Óbidos
Hugo Mamede e Henrique Costa Santos
PUB

Henrique Costa Santos e Hugo Mamede criam programa que leva novos média e editoras independentes, expressões artísticas que testam as fronteiras da linguagem e painéis de crítica cultural à 5.ª edição do festival literário Folio, a decorrer de 10 a 20 de Outubro.

A programação do Cavalo de Tróia no Folio vai incluir concertos intimistas, mesas-redondas, podcasts ao vivo e performances de leitura. Cada uma destas “intervenções” promete aliar vultos do meio editorial e artístico a jovens criadores, unidos por uma atitude comum: a afirmação de estruturas culturais independentes.

Entre os vários nomes em destaque incluem-se o rapper Nerve, o editor Vasco Santos (ex Fenda, actual VS Editora), a jornalista Aline Flor (Podcast do Género), a poeta Gisela Casimiro, o escritor Nelson Nunes, entre mais de uma dezena de autores, editores e artistas convidados.

O programa

Criado com o objectivo de unir em comunidade autores, pensadores e agentes culturais com obra original e heterogénea, o Cavalo de Tróia pretende ser o veículo que propõe novos palcos à produção artística independente aliada a uma crítica cultural esclarecida.

Identifica-se com os valores da livre expressão, da heterodoxia e pluralismo de ideias, com o experimentalismo e o espírito contestatário.

Apadrinhado pela Fundação INATEL (parceiro de programação do FOLIO), o programa do Cavalo de Tróia decorrerá ao longo de três dias – a 11, 12 e 13 de Outubro – cada um dedicado a um tema: Liberdade para pensar, Escrita de causas e A literatura e o riso.
Relacionando-se com o tema oficial do FOLIO 2019 – O tempo e o medo –, o programa decorrerá na Casa José Saramago, no Museu Municipal de Óbidos e na Tenda dos Editores.

O Festival Folio

Organizada pela Câmara Municipal de Óbidos em parceria com a Ler Devagar, a 5.a edição do Festival Literário Internacional de Óbidos FOLIO decorrerá entre os dias 10 e 20 de Outubro sob o tema “O Tempo e o Medo”.
Tem como curadores oficiais Ana Sousa Dias e Pedro Sousa (Folio Autores), a livraria Ler Devagar (Folio+), Maria José Vitorino (Folio Educa), Mafalda Milhões (Folio Ilustra) e Óbidos Criativa E. M. (Folia). O FOLIO celebra a literatura num esforço para aproximar autores, editoras e leitores de Portugal e do mundo.
Mais sobre o programa do Festival FOLIO em foliofestival.com.

Programa Cavalo de Tróia 

11, Outubro
Liberdade para Pensar

Celebramos os autores, agentes culturais e toda uma geração de criadores que ousam o pensamento divergente e a crítica como instrumentos de heterodoxia cultural. Esse espírito sempre independente e, por vezes, marcadamente antipoder, suscita resistências entre os defensores de um cânone do gosto, o que comprova a sua utilidade na defesa de espaços de pensamento mais pluralistas.

Museu Municipal

Folio Mais
Fundação Inatel apresenta

15h -16h: Obra poética de Sara F. Costa
16h – 17h: Shifter – João Ribeiro (podcast ao vivo) com Guilherme
Luz e Ana Margarida Guerra (Jornal Mapa).
17h30 – 19h00: Mesa-redonda – O contributo das editoras independentes no panorama editorial português actual. Com Vasco Santos (VS Editor), Adriana Correia Oliveira (editora FLOP), Pedro Piedade Marques (editora Montag). Moderação de Sara F. Costa.

Jardim do Solar da Praça de Santa Maria

Folia
Fundação Inatel apresenta

19h30: Leituras de Poesia Clandestina com Vasco Macedo

12, Outubro
Escrita de Causas: Representatividade das Margens

A literatura como meio simultaneamente de ação política, de visibilidade a realidades sub-representadas, de força progressista na nossa sociedade. Dedicamos um dia a várias das vozes emergentes da lusofonia que se batem pelas principais causas do momento: igualdade de género, visibilidade da doença mental, discursos de negritude, integração social pela arte.

Museu Municipal

Folio Mais
Fundação Inatel apresenta

15h – 16h: Obra poética de Maria Giulia Pinheiro
16h – 17h: Podcast do Género – Aline Flor (podcast ao vivo) com Susana Moreira Marques.
17h30 – 19h00: Mesa-redonda – Escrita socialmente comprometida: espaços de liberdade e de acção.

Com Gisela Casimiro (poeta e artista), Irma Estopiña (poeta e psicóloga), Lígia Reyes (poeta e colaboradora do Grupo de Teatro Terapêutico do Hospital Júlio de Matos). Moderação de Maria Giulia Pinheiro.

Jardim do Solar da Praça de Santa Maria

Folia
Fundação Inatel apresenta

19h30: NERVE (Rapper, poeta, produtor e ilustrador português).

13, Outubro
A Literatura e o Riso

O riso e o humor são imediatamente percebidos na sua valência de entretenimento, gerando grandes lucros nos  mercados dosespetáculos ao vivo e nos novos suportes digitais. Mas o humor é também uma forma de pensamento crítico que pode ser vertido em expressão artística, nomeadamente a literatura. É esta boa inteligência que queremos desvendar num dia dedicado ao riso, assumindo igualmente o debate de como podemos desenvolver uma perspectiva humorística em obras literárias.

Museu Municipal

Folio Mais
Fundação Inatel apresenta
15h – 16h: Cacofonia – Francisco Correia e José Paiva (podcast ao vivo)
16h – 17h15: Projecção do filme “O Homem Pykante: Diálogos com Alberto Pimenta”, de Edgar Pêra.
17h30 – 19h00: Mesa-Redonda: De que nos rimos e porque nos rimos? Caminhos possíveis para uma escrita humorística.
Mesa-redonda: Jorge Leandro Rosa (professor e editor), Júlia Zuza (poeta e doutoranda em estudos literários), Nelson Nunes (escritor). Moderação de Hugo Mamede e Henrique Costa Santos.

Jardim do Solar da Praça de Santa Maria

Folia
Fundação Inatel apresenta
19h30: AFTA 3000 (jazz fusão, space jazz, electrónica).

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados