Cinema Fernando Lopes organiza sessão especial de “Clandestina”, com presença da realizadora Maria Mire e de Inês Brasão, Professora de Sociologia

por Comunidade Cultura e Arte,    21 Março, 2024
Cinema Fernando Lopes organiza sessão especial de “Clandestina”, com presença da realizadora Maria Mire e de Inês Brasão, Professora de Sociologia
 “Clandestina”, de Maria Mire / DR
PUB

Cinema Fernando Lopes, situado no Campo Grande (Lisboa), vai organizar uma sessão especial e única do filme “Clandestina”, de Maria Mire, no dia 26 de Abril (terça-feira), às 19h00.

Esta sessão contará com a presença da realizadora Maria Mire e de Inês Brasão, Professora de Sociologia no Instituto Politécnico de Leiria; autora de “Dons e Disciplinas: os discursos sobre o corpo no período do Estado Novo” e Coordenadora do Arquivo Digital “Memórias de Servidão”.

O filme “Clandestina” foi apresentado na última edição do DocLisboa e baseado na obra de Margarida Tengarrinha, “Memórias de Uma Falsificadora” – junta-se às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril nos cinemas. Para pensar as atuais práticas de dissidência política, mergulha-se no passado e acompanha-se a vivência de uma jovem artista. Convidada a entrar na clandestinidade em Portugal na segunda metade do século XX, Margarida Tengarrinha, desempenhou um importante papel na resistência antifascista, tornando-se falsificadora por militância política.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.