Close-up: uma semana dedicada à cultura na Casa das Artes de Famalicão. Cinema é o grande destaque

por Comunidade Cultura e Arte,    17 Outubro, 2022
Close-up: uma semana dedicada à cultura na Casa das Artes de Famalicão. Cinema é o grande destaque
“Jane por Charlotte”, filme de Charlotte Gainsbourg
PUB

Cinema é o grande destaque da sétima edição da iniciativa, que celebra, também, a música, as oficinas criativas e a apresentação de livros.

Olhar para “uma comunidade nuclear, para a família — uma célula basilar inerente à condição humana e à criação artística —, que remete para múltiplas possibilidades, de passado e de futuro, e que faz eco de memórias, viagens e lugares de edições anteriores do Observatório de Cinema de Famalicão”. É este o mote em torno do qual se estrutura o Close-up — o 7º Episódio do Observatório de Cinema de Famalicão —, que decorre até 22 de outubro na Casa das Artes de Famalicão. Durante uma semana, serão inúmeras as sugestões para apreciar a Sétima Arte, sendo um dos grandes destaques da edição deste ano do Close-up os três filmes-concerto que irão acontecer ao vivo. 

A noite de arranque da iniciativa, 15 de outubro, às 21h45, fica marcada pela estreia do filme “Melodia do Mundo” — um retrato do estado do mundo no final dos anos 20, com contrastes e justaposições de imagens documentais —, de Walther Ruttmann, momento que contará com música ao vivo tocada pela banda portuguesa Glockenwise. Já a 19 de outubro, no Teatro Narciso Ferreira, às 21h45, ao som de Haarvöl, “O Gabinete do Dr. Caligari” irá refletir sobre o estado a Alemanha destroçada após a I Grande Guerra, pelo olhar louco de Caligari sobre o mundo real. O Close-up termina a 22 de outubro, com a atuação de Miramar — projeto formada por Peixe e Frankie Chavez —, que terá lugar às 21h45, durante a exibição de “Memorabilia” — uma seleção de filmes de arquivo em 8mm, feita pelo realizador Jorge Quintela.

O Café Kiarostami (no Café-Concerto da Casa das Artes) receberá livros e música na órbita do cinema. A noite de abertura irá contar com a presença do DJ set Edmond & Brian, às 23h00. Já a 16 de outubro, pelas 17h15, será apresentado, por Carlos Natálio e Pedro Alves (professores universitários), o livro “A Hipótese Cinema — Pequeno Tratado Sobre a Transmissão do Cinema Dentro e Fora da Escola” —, de Alain Bergala. A 22 de outubro, às 17h00, tem lugar a apresentação do livro “História do Cinema — Dos Primórdios ao Cinema Contemporâneo”, momento a cargo de Paulo Cunha (professor universitário) e Nélson Araújo (coordenador da edição do livro). No mesmo dia, e a encerrar esta edição do Close-up, estarão Mário Franco Trio (às 23h00) e DJ set Bricolage.108 (às 00h00).

Propostas que unem o cinema e a família

Com o objetivo de unir o cinema e a família na Casa das Artes de Famalicão, o Close-up apresenta sessões para toda a família. A 16 de outubro, às 15h30, a animação “Mínimos 2: A Ascensão de Gru” promete divertir todos os espectadores. Após a exibição deste filme, haverá uma oficina onde os mais pequenos poderão construir brinquedos óticos do pré-cinema. Mas a animação não fica por aqui e, diretamente do espaço para a Casa das Artes, chega, a 22 de outubro, pelas 15h00, o filme do lendário astronauta “Buzz Lightyear”.

Integral de Catarina Mourão: 25 anos de curtas e longas, no Close-up

No âmbito do 7º Episódio do Observatório de Cinema de Famalicão, a fantasia lusitana das sessões comentadas irá percorrer a obra integral de Catarina Mourão e os 25 anos de curtas e longas-metragens. A 16 de outubro, pelas 18h30, será exibido o documentário “Ana e Maurizio” – obra que revela uma jornada de autodescoberta, pelos caminhos da odisseia e da memória, de uma linhagem e de uma família ao longo de séculos pela Ásia — da cineasta portuguesa, com comentários de Luís Mendonça, crítico e programador da cinemateca portuguesa.

Oficinas para famílias / DR

A “A minha aldeia já não mora aqui”, obra que procura explicar, em flashback, a estranha história da aldeia da Luz, irá ser apresentada a 20 de outubro, às 21h45, um momento que contará com a presença de Catarina Mourão e de Fernando José Pereira (artista e professor universitário). Depois da sessão comentada, será exibido, ainda, o documentário “Fora de Água”. Segue-se, a 22 de outubro, pelas 18h00, a rodagem do filme “A Dama de Chandor” — obra que retrata a história de Aida, a Dama de Chandor —, que irá contar com os comentários da cineasta Catarina Mourão e do professor universitário Nélson Araújo. Refira-se, ainda, que esta sessão terá como complemento a exibição da curta-metragem “Mãe e Filha”.

Mais de uma dezena de sessões comentadas para assistir

As paisagens temáticas com o tema “família cinema” chegam ao Close-up a 15 de outubro, às 15h00, com a projeção de “A Távola de Rocha”, de Samuel Barbosa, numa sessão que será comentada pelo próprio realizador em conjunto com Francisco Noronha (crítico e realizador). O filme “A vida depois de Yang” será exibido a 16 de outubro, às 15h00, e comentado pelo crítico e programador Luís Miguel Oliveira. Segue-se, a 19 de outubro, pelas 18h30, uma sessão com comentários da cantora Ana Deus à obra “Jane por Charlotte”, de Charlotte Gainsbourg.

Glockenwise / DR

Já “As irmãs Macaluso”, de Emma Dante, têm destaque a 20 de outubro, às 18h30, momento que contará com os comentários de Jorge Palinhos (dramaturgo). Miguel Bandeira (geógrafo e professor universitário) irá comentar a exibição do filme “Gato preto Gato branco”, de Emir Kusturica, a 21 de outubro, às 21h45. Finalmente, dentro deste tema, “Gritos”, de Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett, será projetado a 22 de outubro, às 00h05.

As sessões comentadas irão, também, dar destaque às histórias do cinema e, em particular, às obras de Antonioni e Pasolini. “O grito”, de Michelangelo Antonioni, é o primeiro filme desta temática e será projetado a 15 de outubro, às 17h30, numa sessão que terá os comentários de Abílio Hernandez (professor universitário). No dia seguinte, pelas 21h45, “Accattone”, de Pier Paolo Pasolini, será comentado por Sérgio Dias Branco (professor universitário). A realizadora e programadora Luciana Fina irá marcar presença na iniciativa, a 17 de outubro, às 21h45, para comentar o filme “Mamma Roma”, de Pasolini.

“A aventura”, de Antonioni, será projetada e comentada por Margarida Leitão (realizadora), a 18 de outubro, pelas 21h45. Já a obra “Passarinhos e Passarões”, de Pasolini, será comentada por Dario Oliveira (professor e programador de cinema), a 21 de outubro, às 18h30. Por último, “O Eclipse”, de Antonioni, será exibido a 22 de outubro, pelas 14h30, numa sessão que contará com os comentários de Cláudia Coimbra (professora universitária).

Sessões para escolas / DR

Cinema, oficinas e muito mais nas escolas do concelho

Animação, ficções, documentários, oficinas e sessões comentadas: um programa diversificado, com propostas para todos os graus de ensino, divididas pela Casa das Artes e pelas escolas do concelho. Destinado a alunos do 1º e 2º ciclos, o filme “As férias do Sr. Hulot”, de Jacques Tati, será projetado a 17 de outubro, pelas 10h00. No mesmo dia e no mesmo local, os alunos do 2º e 3º ciclos poderão assistir à oficina de Tânia Dias, onde serão apresentados os resultados da oficina realizada no Agrupamento de Escolas D. Maria II, durante o mês de setembro. Já a 18 de outubro, os alunos do 3º ciclo e do ensino secundário terão a oportunidade de assistir a “Um corpo que dança”, de Mário Martins — uma sessão comentada por Cristina Pereira e Vasco Macide, directores da INTRANZYT Cia.

Já na escola Secundária D. Sancho I, será apresentado, a 19 de outubro, às 10h00, o filme “Desassossego”, de Catarina Mourão, momento que contará com a presença do crítico e programador de cinema Ricardo Vieira Lisboa. A cineasta Catarina Mourão irá marcar presença na Escola Profissional do Instituto Nun’Alvares para contactar, de forma direta, com alunos das áreas do audiovisual e multimédia, estudantes que terão a oportunidade única de participar na masterclass dinamizada pela cineasta e que poderão assistir, ainda, ao documentário “Pelas Sombras”. Por último, na Casa das Artes, “À procura de Anne Frank”, de Ari Folman, será exibido a 20 de outubro, às 10h00, aos alunos do 2º e 3º ciclos. 

Durante o Close-up, a Casa das Artes de Famalicão terá, ainda, em exposição, entre 15 a 22 de outubro, cartazes, fotografias e desenhos do cineasta italiano Federico Fellini — uma mostra que conta com o apoio do Município de Vila Nova de Famalicão. Os bilhetes estão disponíveis nos locais habituais, com valores que oscilam entre os dois e os seis euros.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.