Com curadoria de Cristina Veríssimo e Diogo Burnay, a Trienal de Arquitectura de Lisboa começa este mês

por Comunidade Cultura e Arte,    13 Setembro, 2022
Com curadoria de Cristina Veríssimo e Diogo Burnay, a Trienal de Arquitectura de Lisboa começa este mês
DR
PUB

Com curadoria geral de Cristina Veríssimo e Diogo Burnay, a 6.ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa realiza-se de 29 de Setembro a 5 de Dezembro de 2022 em vários espaços culturais de Lisboa e Almada (e área metropolitana de Lisboa).

A 29 de Setembro arranca a 6.ª Trienal de Arquitectura de Lisboa que lança um olhar a partir das comunidades a que pertencemos para abraçar o planeta que é a nossa casa. Como se interligam em diferentes escalas a pressão sobre os recursos, as desigualdades socio-económicas e as alterações climáticas?

As exposições Retroactivar (MAAT), Ciclos (CCB), Visionárias (Culturgest), Multiplicidade (MNAC) e Projectos Independentes (Palácio Sinel de Cordes, Carpintarias de São Lázaro e Galerias Municipais – Galeria Avenida da Índia, em Lisboa, e Casa da Cerca, em Almada), exploram possíveis respostas a estas e muitas outras questões, através da partilha de contributos e projectos desenvolvidos nos diferentes continentes com o potencial de transformar o actual sistema fragmentado e linear das cidades-máquina num modelo circular e holístico de cidades-organismo.

Num segundo momento-chave do festival, estas reflexões vão ser aprofundadas no ciclo de conferências Talk, Talk, Talk, a 26, 27 e 28 de Outubro na Fundação Calouste Gulbenkian, em que participam activistas e arquitectos de projecção internacional.

Estão também programadas visitas guiadas às quatro exposições centrais, realizadas pela curadoria e especialistas, visitas por marcação para grupos de 10 pessoas (visitas@trienaldelisboa.com), assim como actividades para as crianças e escolas (actividades@trienaldelisboa.com).

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.