Connecting Europe Express. Comboio europeu vai circular de Lisboa a Paris e parar em mais de 100 vilas e cidades
O «Connecting Europe Express», um comboio especial criado no âmbito do Ano Europeu do Transporte Ferroviário 2021, deverá partir da estação ferroviária de Lisboa em 2 de setembro. Ao longo do seu périplo de cinco semanas irá parar em mais de 100 vilas e cidades, antes de chegar a Paris em 7 de outubro. Partindo de Lisboa e concluindo a sua viagem em Paris, o comboio fará uma paragem especial em Liubliana, ligando as Presidências portuguesa, eslovena e francesa do Conselho da UE.
Adina Vălean, comissária responsável pelos Transportes, declarou: «O caminho de ferro moldou a nossa história, uma história rica e comum. Mas o transporte ferroviário é também o futuro da Europa, a via para atenuar as alterações climáticas e impulsionar a recuperação económica da pandemia, à medida que construimos um setor dos transportes neutro em carbono. Ao longo das próximas semanas, o «Connecting Europe Express» funcionará como um local de conferência, um laboratório e um fórum em movimento para o debate público sobre a forma de tornar o transporte ferroviário o modo de transporte de eleição, tanto para os passageiros como para as empresas. Queira reservar-nos um acolhimento caloroso quando pararmos numa estação ferroviária perto de si.»
Ao longo do itinerário, estão previstos vários eventos para dar as boas-vindas ao comboio nas estações ferroviárias de toda a Europa. Os entusiastas dos caminhos de ferro poderão também seguir debates realizados a bordo, bem como conferências sobre a política de infraestruturas da UE e o papel da rede transeuropeia de transportes(RTE-T), que serão transmitidas em direto através do sítio Web do evento a partir de Lisboa, Bucareste, Berlim e Bettembourg. O «Connecting Europe Express» é o resultado de uma cooperação única entre a Comissão Europeia e a Comunidade dos Caminhos-de-Ferro Europeus (CCFE), os operadores ferroviários europeus, os gestores de infraestruturas e muitos outros parceiros a nível local e da UE.
Andreas Matthä, presidente da CCFE e diretor executivo dos caminhos de ferro federais austríacos, salientou a importância do projeto conjunto: O «Connecting Europe Express» é uma prova impressionante do êxito do Ano Europeu do Transporte Ferroviário, ao mesmo tempo que assinala os nossos desafios comuns no futuro. Os membros da CCFE estão empenhados em fazer do Pacto Ecológico um êxito. Um setor ferroviário europeu forte é vital para a consecução dos objetivos da UE em matéria de clima. Atualmente, colocam-se demasiados obstáculos técnicos no transporte ferroviário transfronteiriço e é muito complexo operar um comboio para além das fronteiras nacionais na Europa. Temos de continuar a transferir o transporte de mercadorias do modo rodoviário para o ferroviário, de prestar serviços eficientes aos trabalhadores pendulares diários e de expandir o transporte ferroviário internacional de passageiros de longa distância com serviços diurnos e noturnos. Estou convicto de que o «Connecting Europe Express» sensibilizará para estes desafios. Gostaria de exprimir os meus agradecimentos a todos os colegas e parceiros que viabilizaram este projeto e de desejar boa viagem ao Connecting Europe Express.»
O «Connecting Europe Express» foi possibilitado graças a parceiros do setor ferroviário europeu e instituições na UE, a nível nacional e local, que congregaram esforços. Devido às diferentes larguras de bitola na Europa, o «Connecting Europe Express» será composto, na realidade, por três comboios – o comboio ibérico, o comboio normal e o comboio báltico – que se reunirão ao longo do itinerário. O projeto recorda a falta de interoperabilidade entre algumas partes da rede ferroviária europeia, mas demonstrará igualmente a excelente cooperação existente entre as empresas ferroviárias e os gestores de infraestruturas.
As carruagens foram fornecidas por diferentes empresas ferroviárias europeias. Uma delas, fornecida pela MAV (Hungria), irá acolher uma exposição móvel organizada pela Agência de Execução Europeia do Clima, das Infraestruturas e do Ambiente (CINEA) e pela empresa comum Shift2Rail. Apresentará várias tecnologias e inovações que melhoram a experiência ferroviária e mostrará de que forma a UE apoia projetos de infraestruturas. O comboio normal inclui uma carruagem de conferência (fornecida pela SNCF, França), duas carruagens-tipo (DB, Alemanha e SBB, Suíça), uma carruagem para serviço de refeições (FS, Itália) e uma carruagem-cama (ÖBB, Áustria). O comboio ibérico, que circula entre Portugal e Espanha, foi fornecido pelo operador espanhol Renfe e a LTG da Lituânia explora o comboio báltico.
No contexto da atual pandemia, foi dada prioridade à segurança na organização de todas as atividades em torno do «Connecting Europe Express». Alguns eventos serão transmitidos em direto e os entusiastas dos comboios são incentivados a acolher o comboio em certas estações.