Cool Jazz faz 20 anos e Jamie Cullum é o primeiro artista confirmado para a edição de 2024

por Comunidade Cultura e Arte,    7 Novembro, 2023
Cool Jazz faz 20 anos e Jamie Cullum é o primeiro artista confirmado para a edição de 2024
Jamie Cullum / Fotografia via Facebook do artista
PUB

O músico britânico Jamie Cullum é a primeira confirmação da edição de 2024 do Cool Jazz. O festival festeja o 20º aniversário e anuncia um artista que se funde na história do festival e da própria presença do artista em Portugal. A data acontece no dia 31 de julho no Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais.

São inúmeros os clássicos e interpretações de outros tantos clássicos que o génio britânico já nos deu. “What a Difference A Day Made”, “Im All Over it”, “Gran Torino”, “Everlasting Love”, “Don’t Stop The Music”, “High And Dry”, “These Are The Days”, destacam-se entre muitos outros temas que marcam a carreira de um dos músicos mais brilhantes da família jazz mundial.

20 anos de Cool Jazz. A primeira edição de 2004 apresentou um festival de verão absolutamente diferenciado. Com o suceder dos anos, somaram-se os concertos icónicos, artistas a nascerem no festival, o público cada vez mais rendido ao critério artístico, assim como ao conforto do espaço. O Cool Jazz tornou-se de forma inquestionável como um dos eventos culturais mais importantes do país, assumindo a sua diferenciação de ano para ano e tendo o foco no que o distingue: um cartaz cultural único, a beleza ímpar dos espaços verdes, o usufruto da paisagem arquitetónica, o conforto do lugar marcado num festival de verão e o foco total na sustentabilidade desde a primeira hora do seu nascimento. São 20 anos de Cool Jazz, muitas histórias feitas e muitas por fazer.

“Num ano especial como o de 2024 em que passam 20 anos desde a primeira edição do Cooljazz, para nós era fundamental ter alguém com uma história tão próxima e tão ligada à nossa como o Jamie Cullum. Vai ser um grande ano!”, refere Karla Campos, diretora da Live Experiences / Cool Jazz.

Jamie Cullum tornou-se um fenómeno à escala mundial através do arrojo da sua abordagem ao jazz, assimilando a pop à sua música, e fazendo dos seus espetáculos autênticas celebrações entusiastas juntamente com o público. Nos últimos anos foi ainda mais longe em termos de expectativas e concebeu um programa de rádio na BBC Radio 2, que rapidamente ganhou dimensão mundial pela qualidade do momento radiofónico.

Os discos começaram a surgir em 1999 (“Heard it All Before”) e desde então somou outros registos em estúdio, que o colocaram como sendo um dos artistas mais premiados da sua geração.  

Em 2024 é hora de celebrar a carreira em Portugal junto com o Cooljazz. O festival acontece durante o mês de julho e celebra em 2024 o vigésimo aniversário desde a primeira edição, precisamente em Cascais, no ido ano de 2004.

Bilhetes disponíveis dia 8 de Novembro, às 10h no site – cooljazz.pt.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.