Cultura em Expansão apresenta décima edição com concerto de Bonga na Associação de Moradores da Bouça

por Comunidade Cultura e Arte,    1 Março, 2023
Cultura em Expansão apresenta décima edição com concerto de Bonga na Associação de Moradores da Bouça
Bonga / Fotografia de N’Krumah Lawson Daku
PUB

Neste sábado, 4 de março, o programa do Município do Porto Cultura em Expansão revelará a programação da sua décima edição num evento que terá lugar na Associação de Moradores da Bouça, às 19h, e contará com a atuação de Bonga, seguida de um DJ set de Helena Guedes.

Nesta edição celebratória com duração até dezembro, numa lógica de continuidade, o Cultura em Expansão voltará a concentrar grande parte da sua programação em quatro territórios do Porto, contando com o acompanhamento de coletivos artísticos com o duplo papel de programadores e dinamizadores do trabalho com as comunidades locais: o Visões Úteis na Associação Nun’Álvares de Campanhã, a Confederação no Grupo Musical de Miragaia, o Teatro do Frio na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira e a Sonoscopia na Associação de Moradores da Bouça. Às propostas destas estruturas parceiras, juntar-se-ão ainda uma série de espetáculos que decorrem também noutros pontos da cidade e dão continuidade a um trabalho de articulação com diferentes associações, estruturas e artistas, integrando a chamada Programação Satélite.

Neste evento de arranque, à revelação dos espetáculos e projetos previstos para o ano, seguir-se-á a atuação do ícone vivo da cultura Angolana, Bonga. Da gravação de Angola 72, o seu incontornável disco de estreia, aos dias de hoje, Bonga pisou alguns dos principais palcos do mundo, arrecadou distinções institucionais e diplomáticas internacionais mas, acima de tudo, ganhou o respeito e o afeto de um público intergeracional vasto que continua a segui-lo, ouvi-lo e dançá-lo. Neste concerto, esta referência do semba – música de onde partiu como compositor e vocalista para edificar um património cultural e político fundamental na história de Angola e da diáspora africana lusófona – far-se-á acompanhar de uma banda com guitarrista, baixista, acordeonista e baterista, onde com carisma posicionará a voz e o toque da dikanza. Após a atuação, será a vez da portuense Helena Guedes assumir a cabine de DJ, numa homenagem sentida à sua paixão e curiosidade inesgotável pela música negra e as suas raízes, da soul, funk, disco, jazz ao hip hop e afrobeat.

À semelhança de todos os espetáculos Cultura em Expansão, este evento tem entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete (até dois por pessoa), no dia e local do espetáculo, a partir de uma hora antes do seu início.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.