Debate-Boca. Ativismo ambiental
O Debate-Boca é o programa de debate da rádio da Escola Superior de Comunicação Social, a ESCS FM. O debate do mês de março teve como tema as alterações climáticas.
As alterações climáticas são uma realidade difícil de negar. Assim, a pergunta passa por tentar perceber como devemos lidar com a sua existência e o que fazer daqui para a frente. Luís Francisco Sousa, da Juventude Popular (juventude do CDS-PP), e Patrícia W. Marcelino, da Ecolojovem (juventude d’Os Verdes), juntaram-se para discutir este tema num debate moderado por João Nuno Sousa.
Lidar com as alterações climáticas é um dos maiores desafios da nossa geração. A subida das temperaturas dá origem ao degelo e à subida do nível das águas. Várias espécies são afetadas e a espécie humana não é exceção. A economia poderá sofrer graves consequências com os efeitos destas mesmas mudanças no clima, que causarão certamente grandes prejuízos, se não forem precavidas da melhor forma.
Ainda há tempo para salvar o planeta? Há ou não uma emergência climática? O que falta fazer? Será que os responsáveis políticos têm as respostas para estas perguntas e estão capacitados para resolver os problemas ambientais do nosso tempo?
Com a entrada dos fundos europeus, é fundamental gerir bem essas quantias considerando a questão climática. Ao longo da conversa foram ainda discutidos temas como o impacto da atual situação da ferrovia e dos transportes públicos em oposição ao carro e debateu-se se a energia nuclear seria ou não um caminho a seguir.
Estarão os portugueses bem informados acerca deste assunto? E será que os convidados Luís Francisco Sousa e Patrícia W. Marcelino estão otimistas em relação ao futuro? Descubra no Debate-Boca deste mês.