Debate-Boca. Jovens na política
O Debate-Boca é o programa de debate da rádio da Escola Superior de Comunicação Social, a ESCS FM. No primeiro episódio do ano letivo 2021/2022, discute-se a envolvência dos jovens na política.
Dia 26 de setembro de 2021, os portugueses foram às urnas para as eleições autárquicas. Com a entrada na maioridade, o voto passa a ser uma das preocupações dos mais jovens, no entanto, o desinteresse e a desinformação em relação à política é ainda muito abundante nesta faixa etária.
A filiação a um partido político é uma das formas dos jovens se envolverem neste mundo, no entanto, a participação em manifestações e a partilha de informações sobre o tema nas redes sociais são outros exemplos de como ser politicamente ativo.
Para combater a desinformação e fomentar um maior interesse, uma das soluções passa pela educação. Falar sobre os vários temas relacionados com a política nas escolas pode, não só informar os mais novos, como suscitar uma maior curiosidade. No entanto, por vezes, o desinteresse pela área não se deve apenas à desinformação, mas sim à descredibilização das opiniões daqueles que se querem envolver.
Com a moderação de Joana Simões, neste Debate-Boca, Manuel Branco, candidato à Junta de Freguesia do Parque das Nações pela Iniciativa Liberal, e Rita Soares, membro da Juventude Comunista Portuguesa, discutem o papel dos jovens na política. O fim das propinas, as mulheres na política e a diferença entre a política partidária e a política apartidária foram alguns dos temas centrais deste debate.