Doclisboa e Legal Partners criam “Prémio Direitos e Liberdades”

por Comunidade Cultura e Arte,    13 Outubro, 2023
Doclisboa e Legal Partners criam “Prémio Direitos e Liberdades”
Alice Neto de Sousa / Fotografia de André Ferreiro
PUB

Apordoc – Associação Para o Documentário e o Doclisboa associam-se à Legal Partners para criar o Prémio Direitos e Liberdades Legal Partners Portugal para o melhor filme de temática associada aos Direitos da Humanidade. O novo galardão forma parte do palmarés da 21.ª edição do Doclisboa, a ter lugar de 19 a 29 de Outubro.

O prémio tem 11 filmes a concurso nesta sua primeira edição (ver lista abaixo) e pretende divulgar diversos olhares e latitudes que têm em comum a defesa e promoção activa dos Direitos da Humanidade. O júri é composto por Alice Neto de Sousa, poeta e dizedora de poesia; Daniel Oliveira, jornalista e comentador; e Graça Castanheira, realizadora e sócia fundadora da Apordoc. A revelação do filme vencedor do prémio Direitos e Liberdades Legal Partners Portugal está prevista para 28 de Outubro, na Cerimónia de Entrega de Prémios do Doclisboa’23 que, este ano, terá lugar na Casa Independente, a partir das 20h30.

A Legal Partners acredita que importa olhar os Direitos da Humanidade de uma forma diferente, global e interdependente. “Como advogados, temos uma especial responsabilidade perante a Sociedade. Por isso, junto das organizações e cidadãos que apoiamos juridicamente, potenciamos ao máximo os seus direitos, e simultaneamente, apelamos a um seu exercício responsável, numa perspetiva intra planetária e intergeracional”, afirma António Martins Rodrigues, um dos sócios fundadores da Legal Partners. “Mais do que nunca, impõe-se relembrarmos a importância do respeito pelos Direitos da Humanidade, e é por isso que, juntamente com o Doclisboa, criámos este prémio, homenageando todos aqueles que, dia após dia, nunca deixam de erguer a sua voz na defesa da Humanidade.

O director do Doclisboa, Miguel Ribeiro, nota que “o festival, ao convocar filmes que se debatem sobre o seu tempo, traz anualmente ao centro do debate vários assuntos que nos devem mobilizar enquanto sociedade”. “Podermos, em conjunto com a Legal Partners Portugal, destacar um destes filmes, que corajosamente constrói imagens para trazer ideias e movimentos transformadores faz todo o sentido e enche-nos de alegria.”, acrescenta.

O Doclisboa’23 decorre este ano nos locais habituais: Culturgest, Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa e Cinema Ideal, e vai exibir 250 filmes de 42 países, entre eles 35 estreias mundiais e 39 filmes portugueses, que revelam o pulsar do mundo e daqueles que o habitam.

Lista de filmes a concurso

Clandestina
De Facto 
Diário de um Crime
État limite
La garde blanche
Hormigas Perplejas
Joghd, Bagh va Marde Nevisandeh
El juicio
Motherland
Tan inmunda y tan feliz
la tierra los altares


Júri

Alice Neto de Sousa
Alice Neto de Sousa (1993) é uma poeta e dizedora de poesia, nascida em Portugal e com raízes em Angola. Autora do poema Março, escolhido para inaugurar as comemorações oficiais dos 50 anos do 25 de Abril, procura, nos palcos, “afiar a língua” para temas sociais emergentes. Em 2022, o poema Poeta, da sua autoria, conquistou as redes sociais e tem voado pelo mundo. Actualmente, é presença assídua no programa Bem-Vindos na RTP África.

Daniel Oliveira
Foi jornalista nos jornais O Século, Diário de Lisboa e Diário Económico e nas revistas Já e Vida Mundial e editor e autor de programas na RTP. Venceu o prémio revelação Gazeta, do Clube de Jornalistas, em 1998, com uma reportagem sobre a Primavera de Praga. É colunista do semanário Expresso desde 2005, comentador nos programas Eixo do Mal e Sem Moderação, na SIC Notícias, e autor do podcast de entrevistas políticas Perguntar Não Ofende.

Graça Castanheira
Licenciada em realização pela Escola Superior de Teatro e Cinema (onde lecciona), frequentou o doutoramento em artes performativas e da imagem em movimento da Universidade de Lisboa e do Instituto Politécnico de Lisboa. Em 2008, criou a empresa de produção e pós-produção Pop Filmes. Sócia fundadora da Apordoc, de cuja direcção foi membro entre 2007 e 2010. Realizadora de cinema e de televisão desde 1989, tendo sido distinguida com vários prémios.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.