Documentário sobre Cesária Évora estreia no IndieLisboa. Em Setembro chega aos cinemas nacionais
Da intimidade de casa para os camarins do mundo, a realizadora portuguesa Ana Sofia Fonseca assina um documentário intimista sobre Cesária Évora (10 filmes para ver no IndieLisboa). Com imagens de arquivo inéditas e testemunhos únicos, o filme acompanha as lutas e o sucesso da Diva dos Pés Descalços. A voz levou-a de Cabo Verde para o estrelato internacional, mas o seu único sonho era ter uma casa.
“Cesária Évora” foi criado através de um processo de pesquisa exaustivo e rigoroso, com material de arquivo representando cerca de 85% do material na tela. Estas faixas de áudio, filmes e fotografias de arquivo foram gravadas em vários formatos — incluindo Super 8, U-Matic, Betacam, Hi8 e Mini DV — refletindo a incrível duração da carreira de Évora. “A maior parte do material de arquivo são filmagens pessoais filmadas por amigos e familiares, permitindo ao espectador conhecer Évora nas suas próprias palavras.”, pode ler-se num comunicado.
“A importância de fazer um filme sobre uma mulher africana tão incrível veio-me há dez anos, um dia depois do funeral da Cesária. Fiquei do lado de fora da minha casa e vi a tristeza nos olhos das pessoas. Naquele momento, comecei a pensar: quantos filmes existem sobre mulheres negras, com mais de 50 anos, morando em África, que se tornaram um ícone internacional e conseguiram mudar um país? Como uma mulher negra, pobre, velha e com peso a mais, conseguiu ter sucesso numa indústria obcecada pela beleza e juventude? Como jornalista, há 20 anos que conto histórias de pessoas, principalmente mulheres, muitas vindas de África. Cesária é a narrativa perfeita — uma mulher que desafiou o destino e quebrou todos os preconceitos.”, afirma a realizadora Ana Sofia Fonseca em comunicado.
“Cesária Évora” é apresentado em antestreia nacional no IndieLisboa amanhã, dia 28 de Abril, às 21h30, na Culturgest, com a presença da realizadora, da neta da cantora Janette Évora e do antigo manager e amigo próximo da artista José da Silva. O filme terá ainda estreia nas salas de cinema nacionais na rentrée, em Setembro.