Documentário sobre Ennio Morricone estreia em Lisboa com conversa entre Marco Morricone e Filipe Melo. A entrada é livre

por Comunidade Cultura e Arte,    4 Janeiro, 2023
Documentário sobre Ennio Morricone estreia em Lisboa com conversa entre Marco Morricone e Filipe Melo. A entrada é livre
“Ennio, o Maestro”, filme de Giuseppe Tornatore
PUB

Um filme da autoria de Giuseppe Tornatore, o mesmo que fez “Cinema Paraíso” (1988) ou “Malèna” (2000), com Ennio Morricone, Bernardo Bertolucci, Marco Bellocchio, Dario Argento, Quentin Tarantino, Wong Kar Wai, Bruce Springsteen, John Williams e Hans Zimmer. Esta estreia tem o apoio do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e é de entrada é livre.

“Ennio, o Maestro” é um retrato profundo de Ennio Morricone (ler artigo sobre o maestro), o compositor de filmes mais popular e prolífico do século XX, o mais amado pelo público internacional, duas vezes vencedor do Óscar e autor de mais de quinhentas partituras.

O documentário, exibido no 78.º Festival de Veneza, apresenta-nos o compositor e maestro através de uma longa entrevista conduzida por Tornatore e depoimentos de realizadores e músicos, incluindo alguns bem conhecidos do grande público como Bernardo Bertolucci, Marco Bellocchio, Dario Argento, Quentin Tarantino, Wong Kar Wai (um dos produtores e distribuidor do filme), Bruce Springsteen, John Williams ou Hans Zimmer. A esta longa lista de admiradores e colaboradores, juntam-se fragmentos da vida privada de Morricone, gravações dos espectáculos, excertos dos filmes e imagens inéditas dos arquivos pessoais.

Para acompanhar a estreia do filme, a Risi Film e o Âmbito Cultural do El Corte Inglés preparou uma conversa intitulada “O Legado de Ennio Morricone” – Conversa com Marco Morricone e Filipe Melo, no dia 20 de Janeiro, às 18h00 na Sala de Âmbito Cultural, no piso 6, do El Corte Inglés de Lisboa. 

Marco Morricone, filho do maestro, e o icónico pianista e compositor Filipe Melo assinalam a estreia do filme “Ennio, o Maestro” com uma conversa e um recital em torno do gigante Ennio Morricone. 

O documentário, exibido no 78º Festival de Veneza, é um retrato profundo de Morricone, o compositor de filmes mais popular e prolífico do século XX e autor de mais de quinhentas partituras inesquecíveis.


Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.