Escritor Andrew Sean Greer, vencedor do Pulitzer com ‘Less’, vai estar este mês em Portugal na FLAD

por Conteúdo Patrocinado,    11 Abril, 2024
Escritor Andrew Sean Greer, vencedor do Pulitzer com ‘Less’, vai estar este mês em Portugal na FLAD
DR
PUB

A FLAD recebe no próximo dia 18 de abril, às 18h30, o escritor americano Andrew Sean Greer, vencedor do Prémio Pulitzer 2018 com Less – editado em Portugal pela Quetzal –, para mais uma edição do Meet the Author – Encontros com escritores americanos. Esta iniciativa é uma parceria com o jornal PÚBLICO.

O autor de sete romances, entre eles os bestsellers The Confessions of Max Tivoli e Less, estará em Lisboa para falar sobre o seu mais recente livro, Less Perdeu-se (Quetzal, 2024), uma sequela da sua obra que venceu o prémio Pulitzer em 2018, sobre literatura e muito mais, numa conversa que será moderada pela jornalista Isabel Lucas.

O percurso de Andrew Sean Greer até ao sucesso no mundo literário não foi óbvio. Greer nasceu e cresceu nos arredores de Washington D.C., filho de dois cientistas e com um irmão gémeo. Estudou escrita na Universidade de Brown, e de seguida mudou-se para Nova Iorque, onde trabalhou como motorista, foi figurante em programas de televisão e não conseguiu vingar como escritor (como o próprio descreve). De seguida mudou-se para Missoula, onde obteve o seu mestrado na Universidade de Montana, e mais uma mudança levou-p até Seattle, onde escreveu para a empresa de videojogos japonesa Nintendo e deu aulas num community college.

O sucesso chegou em São Francisco, onde começou a publicar a sua escrita em revistas como a EsquireThe Paris Review e The New Yorker. As críticas foram positivas e, um ano depois, publicou o seu primeiro romance, The Path of Minor Planets. Foi com o seu segundo romance, The Confessions of Max Tivoli, que conseguiu atenção nacional e foi traduzido e editado em 22 países.

Andrew Sean Greer / DR

O seu livro mais bem-sucedido, Less, foi publicado em julho de 2017, e venceu o Prémio Pulitzer 2018, o Northern California Book Award e este na lista de bestsellers do New York Times.

A obra conta a história de Arthur Less, um escritor com uma carreira discreta e mediana, prestes a chegar aos 50 anos, a tentar sobreviver ao seu insucesso profissional, numa luta entre as suas dúvidas e inseguranças, num meio de egos devoradores, quando é convidado para o casamento do seu ex-namorado.

Assim começa o longo périplo que antecede o seu quinquagésimo aniversário: tentando fugir ao casamento, Less começa a aceitar todo o tipo de convites para participar em leituras, festivais literários, palestras um pouco por todo o mundo. De França à Índia, da Alemanha ao Japão, do México a Itália, Arthur Less quase se apaixona, quase desiste, quase morre, mas acaba por encontrar o seu caminho de regresso a casa e à vida. Um romance satírico sobre o amor, o avanço da idade, o desencontro e as profundezas do coração humano.

Capas dos livros / DR

Em 2022, Andrew Sean Greer publicou a sequela Less Perdeu-se, editado pela Quetzal em 2024, onde conta as aventuras de Arthur Less após a morte do seu antigo amante – um poeta laureado muito mais velho, na sombra do qual Less vivera quinze anos – e a nova e extremamente adversa realidade financeira que daí adveio obrigam-no a enfrentar situações das quais o nosso herói tinha vindo a fugir, apesar dos apelos desesperados do seu agente.

O Meet the Author é uma iniciativa da FLAD, em parceria com o jornal PÚBLICO. O objetivo é proporcionar aos leitores portugueses um contacto próximo com alguns dos mais conceituados escritores dos EUA. As sessões acontecem mensalmente e são abertas ao público em geral, de forma gratuita. Os autores convidados são entrevistados pela jornalista Isabel Lucas.

A conversa com Andrew Sean Greer decorrerá no dia 18 de Abril, às 18h30, no Auditório da FLAD, na Rua do Sacramento à Lapa, 21, em Lisboa.

A sessão é aberta ao público e a entrada é gratuita. Caso queira assistir, confirme a sua presença aqui. Caso necessite de esclarecimentos adicionais, envie um email para eventos.cultura@flad.pt.

Conteúdo patrocinado por Fundação Luso-Americana – Para o Desenvolvimento (FLAD.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.