Estreia “Simple as Water”, documentário sobre os laços entre pais e filhos em ambiente de guerra, separação e deslocamento

por Comunidade Cultura e Arte,    17 Novembro, 2021
Estreia “Simple as Water”, documentário sobre os laços entre pais e filhos em ambiente de guerra, separação e deslocamento
“Simple as Water”
PUB

O documentário da HBO Documentary Films, “Simple as Water”, da cineasta vencedora do Óscar Megan Mylan (“Lost Boys of Sudan”, “Smile Pinki”), estreia amanhã (dia 17), na HBO Portugal.

“Simple as Water” é uma meditação sobre os laços entre pais e filhos. Um olhar magistral sobre o impacto da guerra, separação e deslocamento, o filme mostra a procura das famílias sírias por normalidade e o turbilhão de obstáculos que enfrentam para construir uma vida nova. Filmado ao longo de cinco anos em cinco países, incluindo Turquia, Grécia, Alemanha, Síria e os EUA, a câmara sensível da realizadora Megan Mylan materializa a importância universal da família.

“Simple as Water”

A realizadora Megan Mylan atinge uma intimidade e complexidade notáveis nos seus filmes. “Simple as Water” é o resultado de uma colaboração significativa com equipas cuidadosamente selecionadas um pouco por todo o mundo, que contam com refugiados sírios. As imagens impressionantes foram criadas com cineastas de três continentes, de três origens raciais e culturais diferentes e cujas vidas se estendem por três décadas diferentes: Lars Skree (“The Act of Killing”, “The Look of Silence”), o Diretor de Fotografia Michael Chin (“Eyes on the Prize”) e “Rafia Salameh”, uma jovem que terá que permanecer anónima para sua segurança e a quem lhe é dado um pseudónimo, que trabalha dentro da Síria.

Temas do documentário

 – Yasmin é uma jovem mãe com quatro filhos pequenos que mora numa tenda no porto de Atenas, Grécia. Ela atravessa as burocracias kafkianas num esforço para se reunir com o pai das crianças, que está além das fronteiras fechadas na Alemanha. Ela faz o possível para criar rotinas seguras que ofereçam aos filhos um vislumbre da vida que tinham antes da guerra e faz questão de falar sobre um futuro promissor que está por vir.

– Na fronteira da Síria com a Turquia, Samra, uma jovem viúva mal consegue sustentar os cinco filhos pequenos e luta com a decisão de ter de os deixar num orfanato para que possam estudar e ter uma vida melhor.

– Omar, de 22 anos, assumiu o papel de pai do irmão mais novo na Pensilvânia. Ele ajuda-o a enfrentar os desafios do colégio americano enquanto esperam para saber se receberão asilo nos Estados Unidos ou se serão enviados de volta para a Síria.

– Enquanto metade dos sírios fugiu do país, Diaa faz parte da metade que ficou. Ela procura incansavelmente pelo filho adulto que ficou “desaparecido” à força – suportando a dor de não saber o seu destino.

– Em Butzbach, Alemanha, Safwan e o seu colega de quarto Abdullah estão, como muitos pais sírios em Butzbach, a viver juntos em moradias temporárias. Eles lamentam ter perdido os aniversários e crescimento dos filhos. 

A Principe Productions apresenta, em associação com a InMaat Productions e JustFilms/Ford Foundation, “Simple as Water”. Megan Mylan foi a realizadora e também produtora, ao lado de Robin Hessman. Com cinematografia de Lars Skree, Rafia Salameh e Michael Chin, este documentário foi editado por Purcell Carson e Megan Mylan, com composição musical de Hanan Townshend. Os co-produtores foram Hazem Obid, Alaa Hassan e Yara Hassan.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.