Estudantes da Faculdade de Economia do Porto lançam ‘app’ de boleias partilhadas que poderão abranger 40 mil pessoas

por Lusa,    13 Abril, 2023
Estudantes da Faculdade de Economia do Porto lançam ‘app’ de boleias partilhadas que poderão abranger 40 mil pessoas
Fotografia de Valentino Mazzariello / Unsplash
PUB

A Associação de Estudantes da Faculdade da Economia da Universidade do Porto (AEFEP) anunciou hoje o lançamento de uma aplicação móvel de boleias partilhadas, que poderão abranger 40 mil utilizadores de toda a comunidade académica portuense.

“A Associação de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (AEFEP) acaba de lançar uma app de car-pooling universitário – a ‘USHARE by AEFEP’ – que visa constituir uma alternativa de mobilidade mais económica e ecológica para toda a comunidade da Universidade do Porto”, pode ler-se um comunicado hoje divulgado pela FEP.

Segundo a faculdade, “aproximadamente 40 mil pessoas, entre estudantes, docentes e colaboradores, poderão beneficiar desta solução de ‘car-pooling’ [boleia partilhada] que assenta na partilha de um veículo e das despesas de uma viagem entre vários passageiros”.

A aplicação surge “em colaboração com a júnior empresa da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (JuniFEUP)”, surgindo “como uma reestruturação de um antigo hábito da FEP – as boleias FEPianas – em que os estudantes combinavam boleias entre si através de uma página no Facebook”.

Para utilizar a aplicação, “é necessário realizar o registo na aplicação, com recurso ao e-mail institucional da Universidade do Porto e a partir daí procurar e/ou disponibilizar boleias para um determinado destino”.

“Após encontrar uma opção viável para o condutor e passageiro é estabelecido um contacto para combinar os detalhes do percurso: horário, local de partida, custos, etc.”, estando a aplicação disponível tanto na Play Store do Google como na App Store da Apple.

O presidente da AEFEP, Francisco Porto Fernandes, disse acreditar que a ‘app’ “será uma excelente forma de integração dos estudantes de primeiro ano da faculdade, por exemplo, alguns dos quais deslocados e por vezes com dificuldade em conhecer estudantes que partilhem da mesma realidade”.

O dirigente académico disse ainda que os estudantes poderão, assim, poupar “tempo e recursos, sendo ambientalmente responsáveis”.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.