Exodus Aveiro Fest. Festival de fotografia e vídeo regressa este mês para mostrar novos projectos e culturas

por Comunidade Cultura e Arte,    13 Novembro, 2023
Exodus Aveiro Fest. Festival de fotografia e vídeo regressa este mês para mostrar novos projectos e culturas
Fotografia via Facebook do evento
PUB

Entre oradores e projetos, há mais de 15 nomes nacionais e internacionais.

O Exodus Aveiro Fest, conceituado festival internacional de fotografia e vídeo de viagem e aventura, está de volta para a sua aguardada 6.ª edição nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2023 no Centro de Congressos de Aveiro. O evento, que se destaca por ser um encontro de criativos, entusiastas e apaixonados pelas áreas de viagem e aventura, tem como missão alertar a audiência sobre questões sociais e ambientais através da imagem. Além disso, inspira todos os participantes a uma vida mais consciente e proativa, tanto individual quanto coletivamente. Este evento anual reúne um grupo diversificado de artistas, fotógrafos, aventureiros, viajantes e defensores das causas sociais e ambientais, com o objetivo de partilhar as suas histórias, inspirar a mudança e promover a consciencialização dos problemas sociais e ambientais que o mundo enfrenta. O Exodus Aveiro Fest é um marco importante no calendário de eventos culturais e sociais de Aveiro e de Portugal.

Ao longo dos três dias, a presente edição desdobra-se com diferentes e ecléticas atividades:

Warm-up: A 6.ª edição do Exodus Aveiro Fest começa com uma noite de sexta-feira cheia de inspiração e convívio, conhecida como “Warm-up.”, sendo a entrada gratuita. O programa é flexível e inclui palestras, conversas e projeção de filmes e documentários relacionados com as temáticas do evento.

Speaking Sessions: O evento apresentará um painel principal de oradores que compartilharão as suas experiências e histórias inspiradoras. As “Speaking Sessions” são uma oportunidade única para o público conectar-se com aqueles que fazem a diferença em áreas relacionadas a questões sociais e ambientais, viagem e aventura.

Mesa Redonda: Os participantes terão a chance de debater, num círculo mais pessoal, com todos os oradores das Speaking Sessions. Desta forma terão uma perspetiva mais profunda sobre os tópicos discutidos e permitirá a troca de ideias entre todos os envolvidos.

Exodus Talents: Este é o momento de destacar valores da fotografia nacional. Fotógrafos portugueses de destaque partilharão as suas experiências e insights sobre este mundo e as aventuras que ela pode proporcionar.

Travel Talks by ABVP: Segmento que destaca bloggers e viajantes experientes que contarão as suas histórias de viagem e experiências únicas, inspirando o público a explorar o mundo.

Exodus Inspirational Causes: Este painel destaca iniciativas, pessoas e associações que trabalham em consonância com os valores de ação do Exodus Aveiro Fest. Os oradores são membros de projetos que se alinham com as causas humanas, ambientais, de descoberta, aventura e inspiração que o Exodus promove.

Fotografia via Facebook do evento

“Numa altura conturbada pelo aumento dos egoísmos sociais e individuais, com o escalar desumano dos conflitos em massa transmitidos em direto, sentimos que é necessário cada vez mais humanizar todas estas histórias de forma não sensacionalista, mas sim com uma visão alargada de 360o e próxima das realidades locais, sentindo e vivendo-as na primeira pessoa. É urgente semear e consciencializar que a sociedade só se faz melhor quando construída com boa informação que respeita e eleva os standards da dignidade humana, criando pontes e que nos aproxime uns dos outros como exatamente aquilo que somos — seres humanos. O Exodus nesta edição selecionou um painel de oradores que falará da humanidade atual e real — que vive em diversos locais, de diferentes maneiras e enfrenta desafiantes desafios. Este é mais um ano a lançar sementes para contribuir para uma sociedade melhor.”, pode ler-se num comunicado do evento.

Alguns dos oradores convidados:

Marcel Mettelsiefen é cineasta documental e diretor de fotografia, tendo já vencido quatro Emmy, três BAFTAs e foi nomeado para um Óscar na categoria de “Melhor Curta Documental”. É reconhecido pela sua mestria em captar emocionantes histórias de pessoas que enfrentam situações verdadeiramente extraordinárias. O seu filme mais conhecido, “My Homeland,” recebeu uma nomeação para o Academy Award® em 2015 e conquistou os prestigiados Prémios Peabody, Grierson, um Emmy, entre outros. O seu mais recente documentário de longa-metragem, “In Her Hands,” estreou com grande aclamação no fim de semana de abertura do Festival de Cinema de Toronto de 2022 e foi adquirido pela Netflix.

Fotografia via Facebook do evento

Rebecca Gaal destaca-se como fotógrafa humanitária e de conservação, pintora, ilustradora, escritora e estudante de estudos internacionais de saúde pública. O seu trabalho foca-se em examinar questões de saúde, preocupações ambientais e a forma como estes dois temas se relacionam. Além da sua dedicação à fotografia como parte da equipa da Fujifilm X, a norte-americana desempenha um papel essencial na direção da estratégia criativa e na produção de imagens na Tandem Stills and Motion. Adicionalmente, Rebecca Gaal é membra do Conselho de Administração da Santa Barbara Wildlife Care Network, uma instituição líder na área da vida selvagem que oferece cuidados e reabilitação para a fauna local.

Rui Caria, natural da Nazaré, ingressou na TVI em 1993 como correspondente de informação, onde desempenhou as funções de repórter e editor de imagem até 2003. Atualmente, reside nos Açores e é formador certificado pelo IEFP em multimédia. Desde 2006, Rui Caria atua como correspondente de notícias dos Açores para a SIC Televisão. Além disso, colabora como fotojornalista com diversos meios da imprensa nacional e internacional, como a National Geographic, Leica Fotografie International, Getty Images, entre outros. Em 2019 foi finalista e vencedor em diversos concursos de fotografia de prestígio, como o Sony World Photography Awards e National Awards.

Fotografia via Facebook do evento

Ismail Ferdous é um fotojornalista natural do Bangladesh que se dedica a explorar narrativas de caráter humano no mundo contemporâneo. O seu trabalho tem sido amplamente reconhecido e publicado por prestigiados meios de comunicação, incluindo o The New York Times, Geo Magazine, Washington Post, Le Monde, entre outros. Além disso, é colaborador frequente da National Geographic Magazine e pertence à Agence VU’ em Paris, sendo também docente no International Center of Photography em Nova Iorque. A sua habilidade e dedicação à fotografia renderam a Ismail inúmeros prémios, incluindo o World Press Photo 2022 na categoria de “Histórias”, o Picture of the Year International, o Alexa Foundation grant, o Getty Images Instagram grant, e diversos outros prémios notáveis no campo da fotografia.

Joan de la Malla – vencedor do prémio Fotógrafo do Ano de Vida Selvagem 2023; Merche Llobera, Arlindo Camacho e Jakub Rybicki completam o restante painel de oradores confirmados até ao momento.

Para obter mais informações, adquirir ingressos e conhecer com mais detalhe todos os oradores confirmados, visite o site oficial do Exodus Aveiro Fest.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.