Fábio Porchat reconstitui viagem em série documental sobre José Saramago

por Comunidade Cultura e Arte,    22 Novembro, 2021
Fábio Porchat reconstitui viagem em série documental sobre José Saramago
Fotografia de Pedro Pina – RTP

Conhecer um país é aprender, de modo tanto quanto possível exato, a sua paisagem, a sua cultura, o povo que o habita. Quase sempre, porém, o interesse do viajante é atraído senão suscitado, pelos caminhos habituais e pelas imagens conhecidas, com exclusão, portanto, daqueles fatores de aventura e imprevisto que são, afinal, o verdadeiro sabor da viagem (…) Olhar o seu país como se o estivesse vendo pela primeira vez, sem aquela espécie de neblina que a familiaridade lança sobre a face das pessoas e das coisas. (…) Em Viagem a Portugal abundam as revelações surpreendentes de um país que julgávamos banalizado. Somos levados a conhecer o autêntico rosto de uma terra inesgotável, por caminhos humanos e naturais cuja beleza e força é nosso primeiro dever guardar.” In Viagem a Portugal de José Saramago

Em “Viagem a Portugal”, uma produção Zerkalo Pictures para a RTP, percorremos geograficamente a obra de Saramago através do olhar curioso e divertido de Fábio Porchat. Viajamos pelos passos do Nobel à procura de um Portugal desconhecido, mas que queremos descobrir através das suas gentes e lugares, da sua arquitetura e das suas paisagens. Este é um projeto que se enquadra nas comemorações do centenário do nascimento de José Saramago que se assinala no próximo ano. Mas este é também um marco importante para esta obra editada exatamente há 40 anos, que surge agora com uma edição especial, que inclui imagens inéditas recolhidas pelo próprio autor, José Saramago.

Fábio Porchat conta que esta é uma viagem que o está a deixar entusiasmadíssimo, afirmando que só na primeira parte das gravações já percorreram 2600 quilómetros de carro. Esta “é uma viagem impressionante e estou muito encantado e honrado pelo convite. Eu tenho uma ligação muito forte com Portugal, mas também com José Saramago. Não conhecia o livro “Viagem a Portugal”, li-o quando fui convidado para fazer este programa e agora está a ser interessante relê-lo quando faço esta viagem. Espero que os portugueses tenham essa vontade de conhecer o país, que tem um roteiro de alto conhecimento dos locais e do seu povo. O José Saramago teve um olhar e carinho pelo povo português que eu agora também partilho. É uma viagem pelos detalhes de uma terra e é no detalhe que a gente consegue fazer as maiores transformações e observações da vida e é o que o livro está a fazer comigo”, afirma o artista.

As gravações desta série documental de 6 episódios decorrem em dois momentos, um que agora termina e outro nos primeiros meses do próximo ano, sempre na companhia de Fábio Porchat e com a frescura de um olhar irmão do outro lado do Atlântico sobre as deambulações de um Nobel português na sua terra. Entre outubro de 1979 e julho de 1980, José Saramago percorreu o país de lés a lés a convite do Círculo de Leitores, que comemorava o décimo aniversário da sua implantação em Portugal. Disse o autor após essa deambulação, misto de crónica, narrativa e recordações: ”O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite… É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos.”

PUB

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados