Festa Criola começa hoje. Quatro dias de música, gastronomia, literatura, artes visuais e dança

por Comunidade Cultura e Arte,    2 Novembro, 2022
Festa Criola começa hoje. Quatro dias de música, gastronomia, literatura, artes visuais e dança
Festa Criola / DR
PUB

Depois de ter feito a programação do Jardim de Verão da Fundação Calouste Gulbenkian conquistando uma extraordinária adesão de público, o projeto Lisboa Criola lança a Festa Criola.

A Festa Criola começa hoje. Um convite para viver e sentir a efervescência multicultural, pela mão de vários artistas, em diversos bairros da cidade de Lisboa. Em cada dia o programa acontece numa zona específica: Castelo de São Jorge (dia 2); Marvila (dia 3); Rato (dia 4); Praça Beato (dia 5). Durante 4 dias Lisboa é crioula. 

A missão da Lisboa Criola é aproximar, celebrar e amplificar a mistura cultural que compõe a cidade de Lisboa. Com esta grande Festa Criola, em Novembro, queremos que se transpire crioulidade a partir de diversos lugares da capital e através do cruzamento de disciplinas. E, acima de tudo, que as pessoas celebrem e sintam que são a cidade.”, refere Dino d’Santiago, diretor artístico da Lisboa Criola.

Estão programadas iniciativas de Música, Gastronomia, Literatura, Artes Visuais e Dança. Inspiradas no conceito “Criolo”, estas 5 áreas foram pensadas com o apoio de curadoras/es com diversos backgrounds culturais que ajudaram a programar as experiências mais entusiasmantes: Blaya na programação de Dança, DJ Ary Rafeiro na Música, Inês Matos Andrade na Gastronomia, Nash Does Work nas Artes Visuais e Gisela Casimiro na Literatura.

O evento arranca a dia 2, no Castelo de São Jorge, às 18h30 com danças romani, literatura e concertos, e nos dias seguintes distribui-se por aulas de dancehall, talks, oficinas de literatura infantil, workshops de poesia, dance battles, e muito mais. Na gastronomia, a crioulagem viaja pelos sabores de Cabo Verde, pelos sorvetes da múcua de Angola, pela comida do Médio Oriente, do Brasil e de outros lugares. E claro, a música pontua todos os dias do festival, terminando no sábado com uma grande festa na Praça Beato ao som de DJ Berlok, DJ Swingueiro, DJ Umafricana, e de outras/os artistas.

O festival conta com apoio da Câmara Municipal de Lisboa, é de entrada livre, e a participação nos eventos é gratuita (exceto restaurantes). 

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.