Festa do Cinema Francês apresenta sete filmes em antestreia em Portugal

por Comunidade Cultura e Arte,    17 Setembro, 2023
Festa do Cinema Francês apresenta sete filmes em antestreia em Portugal
“Só Nós Dois” (“L’amour et les forêts”), filme de Valérie Donzelli
PUB

Realizadora Valérie Donzelli vai estar em Lisboa para apresentar o seu filme “Só Nós Dois”.

Festa do Cinema Francês realiza a sua 24ª edição de 5 e 31 de outubro em 10 cidades portuguesas, apresentando mais de 70 filmes de diferentes géneros e estilos cinematográficos. 

Em antestreia, uma das secções mais aguardadas do certame, são apresentadas 7 obras que vão estrear muito brevemente nas salas portuguesas e que aqui podem ser vistas em primeira mão. É o caso de Jeanne du Barry – A Favorita do Rei, filme que inaugurou a última edição do Festival de Cannes realizado por Maïwenn, e que vai ser exibido no dia de abertura da Festa, no dia 5 de outubro, no Cinema São Jorge. Esta é a história de Jeanne Vaubernier, uma mulher da classe trabalhadora determinada a subir na escada social. Depois de ser apresentada ao rei Louis XV, aqui interpretado por Johnny Depp, este descobre o amor e reencontra o seu apetite pela vida, tanto que já não pode viver sem Jeanne e decide torná-la a sua favorita oficial, o que foi um escândalo na corte francesa.

Depois de integrarem a competição oficial do Festival de Cannes 2023, são exibidos na Festa do Cinema Francês No Verão Passado (L’Été dernier) de Catherine Breillat e Só Nós Dois (L’amour et les forêts) de Valérie Donzelli, que vai estar em Lisboa para apresentar este seu mais recente filme. Donzelli trabalha como realizadora e atriz e já viu o seu trabalho premiado em ambos os lados do ecrã.

“A Noite do dia 12” (“La nuit du 12”), filme de Dominik Moll

Também em antestreia, são exibidos o drama policial A Noite do dia 12 (La nuit du 12) de Dominik Moll, o grande vencedor da última edição dos Prémios César, assim como La petite, do realizador Guillaume Nicloux, um dos cineastas franceses mais ecléticos do seu tempo, e Uma Profissão Séria (Un métier sérieux) de Thomas Lilti, filme que vai estrear no Festival de San Sebastian no final deste mês de setembro.

Abbé Pierre – Uma Vida de Causas (L’Abbé Pierre – Une vie de combats) é o filme de encerramento da Festa, um biopic realizado por Frédéric Tellier sobre a vida e obra do sacerdote católico francês, fundador do Movimento Emaús, que foi também deputado e que sempre se dedicou a causas humanitárias.

A Festa do Cinema Francês 2023 realiza-se de 5 a 31 de outubro. Este ano, o festival irá receber vários convidados, a anunciar brevemente, e percorrer dez cidades do país: Lisboa, Almada, Oeiras, Coimbra, Porto, Évora, Beja, Viseu, Faro e Lagos.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.