Festival Porta-Jazz recebe 70 artistas em 17 concertos ao longo de três dias

por Comunidade Cultura e Arte,    23 Janeiro, 2023
Festival Porta-Jazz recebe 70 artistas em 17 concertos ao longo de três dias
UMBRAL / Fotografia de André C. Macedo
PUB

O Festival Porta-Jazz regressa de 3 a 5 de fevereiro com um caldeirão de arte, música e humanismo. Os vários palcos do Teatro Rivoli recebem a 13.ª edição cuja programação reflete o trabalho desenvolvido pela Associação Porta-Jazz ao longo do ano, as interações que resultaram na edição de novos discos pelo Carimbo, e as muitas residências e partilhas.

Ao longo de três dias, 70 artistas apresentam-se em 17 concertos nos diferentes espaços do Rivoli. Destaque para a estreia da encomenda feita ao pianista Miguel Meirinhos que convidou o emergente saxofonista inglês Joshua Schofield, o espanhol Ricardo Formoso no trompete, e os portugueses João Fragoso (contrabaixo), e João Cardita (bateria); e de “Interferências” do Coletivo OSSO/Porta-Jazz, resultado de uma residência de criação.

Relativamente a parcerias: o Ensemble Porta-Jazz/Robalo fará uma declaração conjunta de interesses apresentando música original com fortes raízes no jazz e na música improvisada. Fruto da residência no Festival Guimarães Jazz será apresentado “Liquify, Spread and Float”.

ALFONS SLIK / Fotografia de Marcin Dominiak

Mostra do que de mais atual se faz no Jazz europeu, o Festival Porta-Jazz traz ao Porto o trio Wabjie, o projeto Into The Big Wide Open, o duo Alfons Slik, e o trio Liudas Mockūnas/Arnas Mikalkenas/Håkon Berre.
Da programação fazem ainda parte concertos de Carlos Azevedo, Pedro Neves, Gianni Narduzzi, Nuno Trocado e Jorge Louraço Figueira, Eurico Costa, Bode Wilson, 293 Diagonal, AP e Do Acaso.

Ao final da noite, como é habitual, o Café Rivoli recebe, às 23h30, showcases das escolas Art’J – JOBRA (dia 3), ESMAE (dia 4) e Conservatório de Músicas do Porto (dia 5), seguidas de jam sessions com os músicos do festival e toda a comunidade.

Antes do arranque no Rivoli realiza-se a sessão de abertura do festival no novo Espaço Porta-Jazz (na Praça da República), dia 2 de fevereiro, com o concerto do Ensemble Porta-Jazz/Robalo e a inauguração de instalações sonoras de Nuno Trocado, Sofia Sá e Susana Santos Silva. Com este novo espaço, a multidisciplinaridade artística foi amplamente reforçada e esta mostra é disso um bom exemplo.

AP / Fotografia de João Saramago

No dia 1 de fevereiro, e para dar as boas vindas aos músicos internacionais, estão todos convidados para o warm up, uma Jam Session no Zero Hotel, a partir das 22h00.

A 13.ª edição do Festival Porta-Jazz traduz a dinâmica da comunidade de músicos de Jazz e alimenta-se do engenho, empenho e contribuição humana e artística de uma coletividade heterogénea quanto às gerações, correntes artísticas e origem dos elementos que nela se misturam. Um caldeirão de arte, música e humanismo que tudo isto evoca durante os primeiros dias de fevereiro.

A programação completa pode ser consultada aqui.

Os bilhetes estão à venda na bilheteira do Teatro Municipal do Porto e on-line, em formato de blocos de concertos: cada um dos sete blocos tem um bilhete único no valor de7€ (50% para membros Porta-Jazz). Os showcases e jam sessions no Café Rivoli são de entrada livre.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados