Fotógrafa Inês Costa Monteiro faz exposição sobre “Porto Urbano”
O Alameda Shop & Spot, no Porto, preparou um fim-de-semana cheio de atividades ligadas ao mundo da arte urbana e do street style.
No próximo dia 11 de Janeiro é inaugurada uma exposição fotográfica, intitulada “Porto Urbano”, pela fotógrafa Inês Costa Monteiro, que embora esteja a viver atualmente em Lisboa, o Porto é quase como uma segunda casa. Desde que se lembra que frequenta a cidade e é inevitável não reparar nas suas alterações demográficas e urbanas. Os edifícios estão agora reconstruídos e luminosos, ao mesmo tempo que as pessoas que frequentam aqueles passeios olham com curiosidade para o que está à sua volta. O Porto, na opinião da fotógrafa, sempre foi uma cidade onde os vários estilos urbanos se cruzaram e interligam de uma forma peculiar, quando comparada com outras cidades do país. Este foi o mote para o início do projecto.
16 imagens estarão expostas com retratos de criativos que movem a cidade, lado-a-lado com paisagens urbanas por onde passam todos os dias. Existem também retratos que acidentalmente foram tirados a turistas, que não conseguem suster a admiração pela cidade.
O Porto há muito que deixou de ser a segunda maior cidade do país para dar lugar a um pólo cultural e com vida e personalidade própria, sem medo de se afirmar.
As imagens misturam um carácter de moda com fotojornalismo, deixando quem as admira a pensar se é realidade ou ficção. O objectivo da fotógrafa é mostrar um olhar fresco para este novo capítulo em que a cidade está a entrar, sem qualquer tipo de preconceitos.
Inês Costa Monteiro, 25 anos, é fotógrafa freelancer de Lisboa. Depois de ter trabalhado 3 anos no mundo do lifestyle, despediu-se há 9 meses para iniciar a sua carreira a solo, no mundo da publicidade. Nos últimos meses realizou trabalhos em Londres, Nova Iorque e São Francisco. O seu critério de trabalho passa pela criação de uma história para cada imagem que capta, seja comercial ou artística, como é possível ver no seu instagram @inescostamonteiro. Esta é a sua primeira exposição a título individual.