Frederico Lourenço estará no Porto para apresentar o seu novo livro “Evangelhos Apócrifos, gregos e latinos”

por Comunidade Cultura e Arte,    18 Novembro, 2022
Frederico Lourenço estará no Porto para apresentar o seu novo livro “Evangelhos Apócrifos, gregos e latinos”
Frederico Lourenço / DR
PUB

No dia 26 de novembro, sábado, a partir das 17 horas, o auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, recebe Frederico Lourenço para 91.ª sessão do Porto de Encontro.

O ensaísta, tradutor, ficcionista e poeta estará à conversa com o jornalista Sérgio Almeida, numa sessão que conta com a participação especial de José Rui Teixeira e leituras de Ismael Calliano. O seu mais recente livro, a tradução dos Evangelhos Apócrifos, gregos e latinos, textos que permaneceram desconhecidos até à segunda metade do século XX e que ainda hoje suscitam controvérsia, estará em destaque nesta conversa. 

Frederico Lourenço nasceu em Lisboa, em 1963, e é atualmente professor associado com agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e membro do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da mesma instituição. Além da Ilíada,traduziu também a Odisseia de Homero, tragédias de Sófocles e de Eurípides, e peças de Goethe, Schiller e Arthur Schnitzler. Em 2016 iniciou na Quetzal a publicação dos seis volumes da sua tradução da Bíblia (que lhe valeu o Prémio Pessoa); em 2019 publicou uma Nova Gramática do Latim; em 2020, Latim do Zero a Vergílio em 50 Lições Poesia Grega de Hesíodo a Teócrito (edição bilingue em grego e português); e, em 2021, as Bucólicas de Vergílio (em latim e português). No domínio da ficção, é autor de Pode Um Desejo Imenso (2002). Na poesia, é autor de Santo Asinha e Outros Poemas e de Clara Suspeita de Luz. Publicou ensaios como O Livro Aberto: Leituras da Bíblia, Grécia Revisitada, Estética da Dança Clássica Novos Ensaios Helénicos e Alemães (Prémio PEN Clube de Ensaio 2008). Recebeu ainda os prémios PEN Clube Primeira Obra (2002), Prémio D. Diniz da Casa de Mateus (2003), Grande Prémio de Tradução (2003), Prémio Europa David Mourão-Ferreira (2006). 

Parte da vida cultural da cidade desde 2011, este ciclo de conversas reuniu mais de 21.000 espectadores em 90 edições realizadas em diversos espaços da cidade, como o Teatro Rivoli, a Casa das Artes, a Casa da Música, a Biblioteca Almeida Garrett ou o Teatro Nacional São João.  

Esta edição conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, da Antena 1, do Jornal de Notícias e das Livrarias Bertrand.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.