Fundação EDP lança ‘Electra’, uma revista de crítica, pesquisa, ensaio e reflexão cultural
Electra é a nova revista da Fundação EDP. É uma publicação editada em português e inglês, de crítica, pesquisa, ensaio e reflexão cultural. Contando com a colaboração de autores portugueses e estrangeiros, a revista tem como director José Manuel dos Santos, administrador e director cultural da Fundação EDP, e como editor António Guerreiro, jornalista, crítico e ensaísta. Tem periodicidade trimestral e o preço de capa de 9 euros.
“Electra responde a uma necessidade, que é também uma expectativa, da existência de uma revista cultural com ambição e projecção. É uma revista plural nas suas ideias, conteúdos e colaboradores. Electra é uma revista de actualidade que interroga o espírito do tempo, as tendências, as ideias, as imagens, as mitologias que configuram e fazem mover a nossa época. Mas não é uma revista académica, nem especializada, nem técnica. E não corre atrás do que acontece, tendo recuo em relação à imediatez jornalística. Situa-se entre o pensamento desse acontecer e o acontecer desse pensamento.”, explica José Manuel dos Santos.
Miguel Coutinho, administrador e director geral da Fundação EDP, acrescenta: “Este projecto consolida e amplia uma ambição da Fundação EDP em contribuir para o debate de ideias e a reflexão. Fazemo-lo através de uma revista internacional que cruza o pensamento e as artes na sua relação contemporânea com a sociedade”.
“Nesta Grande Época” é o tema do dossier desta primeira edição, que inclui também uma grande entrevista ao professor, crítico de arte, teórico dos media e filósofo Boris Groys, e um portfolio da artista Lourdes Castro.