Grupo 5.ª Punkada dá quatro concertos em palcos europeus: República Checa, Hungria, Eslovénia e Luxemburgo

por Comunidade Cultura e Arte,    15 Agosto, 2023
Grupo 5.ª Punkada dá quatro concertos em palcos europeus: República Checa, Hungria, Eslovénia e Luxemburgo
5.ª Punkada / DR
PUB

Arranca hoje, em Paredes de Coura, uma digressão dos 5ª Punkada que os leva a festivais em Portugal e a palcos da República Checa, Hungria, Eslovénia e Luxemburgo.

Depois do lançamento do disco de estreia, dos concertos de apresentação, da nomeação para os prémios Play, do documentário selecionado pela Womex, de receberem o prémio Acesso Cultura 2023 e de encerrarem o último concerto dos Coldplay em Portugal, os 5ª Punkada, da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, continuam a querer “pôr toda a gente a dançar e iniciar uma revolução”.

Até ao final de Setembro Vodafone Paredes de Coura, Luna Fest, Gliding Barnacles e MIL são quatro festivais nacionais que recebem concertos dos 5ª Punkada, assim como salas de Brno, Budapeste, Ljubliana e Luxemburgo.  

15.08 Festival Sobe à Vila (Paredes de Coura, PT)
19.08 Luna Fest (Coimbra, PT)
07.09 Festival Gliding Barnacles (Fig. Foz, PT)
16.09 Divadlo Husa na Provazku (Brno, CZ)
17.09 Akvarium Club (Budapest, HU)
20.09 Kino Siska (Ljubljana, SI)
23.09 Philarmonie (Luxembourg City, LX)
28.09 Festival MIL (Lisboa, PT)

A edição de 2001 do Eurostadt sobre deficiência e participação social estima que quase 15% da população europeia enfrenta fortes obstáculos para participar em eventos culturais e o estudo de 2022 aponta que 3.3 milhões de europeus (cerca de 0,5% da população) tem um emprego no sector das artes, entretenimento e recreio. Por muito caminho que tenha sido feito na crescente acessibilidade para assistir a eventos culturais, muitos palcos e areas técnicas continuam a ser inacessíveis a quem tem necessidades especiais e devemos começar a discutir políticas de plena participação artística.

A partir destes dados a CCER MAIS / OMNICHORD desenhou a candidatura “Stage 4 Everyone” para o programa Musicaire da Europa Criativa, que vai apoiar a digressão dos 5ª Punkada a palcos de vários países europeus, com a documentação, pela Casota Collective, de todo o processo, acompanhado por testemunhos de profissionais da indústria musical, representantes de associações promotoras de acessibilidade e de artistas com necessidades especiais.

No ano em que comemoram 30 anos de atividade, os 5ª Punkada saem em digressão e vão gravar, nos próximos meses, o segundo disco de originais.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.