Há novas regras da União Europeia para as tintas de tatuagem e maquilhagem permanente

por Comunidade Cultura e Arte,    4 Janeiro, 2022
Há novas regras da União Europeia para as tintas de tatuagem e maquilhagem permanente
Fotografia de Annie Spratt / Unsplash
PUB

A partir de hoje, é aplicável na UE uma restrição aos produtos químicos perigosos contidos em misturas para tintas de tatuagem e maquilhagem permanente.

“A restrição abrange substâncias cancerígenas, mutagénicas e tóxicas para a reprodução, produtos químicos proibidos nos cosméticos, sensibilizantes cutâneos, irritantes cutâneos e oculares, impurezas metálicas, aminas aromáticas e alguns pigmentos.”, pode ler-se num comunicado da Comissão Europeia enviado para a nossa redacção.

Embora alguns Estados-Membros já tivessem legislação nacional para restringir os produtos químicos perigosos nas tintas de tatuagem, as novas regras a nível da UE foram adotadas para proteger uniformemente todas as pessoas na UE, independentemente do país onde são tatuadas e de a tinta ser ou não fabricada na UE.

Para as substâncias que são proibidas a partir de hoje, existem alternativas seguras no mercado. “As estatísticas mostram que se estima que 12% dos europeus estejam tatuados, incluindo os adolescentes.”, pode ler-se no mesmo comunicado.

A Comissão adotou a restrição em dezembro de 2020, na sequência de estudos que comprovaram a existência de alergias e problemas cutâneos causados pelas tatuagens, em resposta a um pedido dos Estados-Membros e com base em avaliações científicas e socioeconómicas efetuadas pela Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA).

Embora se apliquem restrições a partir de hoje, a proibição dos corantes Pigment Blue 15 e Pigment Green 7 só será aplicável a partir de 4 de janeiro de 2023. Foi concedida uma derrogação adicional de um ano para dar às empresas mais tempo para encontrarem alternativas seguras para estas duas substâncias.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.