“Ice Merchants” está nos Óscares e a animação portuguesa faz esta semana 100 anos. Data é celebrada no Batalha no Porto

por Comunidade Cultura e Arte,    24 Janeiro, 2023
“Ice Merchants” está nos Óscares e a animação portuguesa faz esta semana 100 anos. Data é celebrada no Batalha no Porto
O Pesadelo de António Maria, de Joaquim Guerreiro (imagem de desenho original)
PUB

Um dia após a boa notícia de “Ice Merchants”, de João Gonzalez (ler entrevista) ser finalista na categoria de Melhor Curta Metragem de Animação na 95ª edição dos Óscares, a Casa da Animação divulga a sessão especial de comemoração dos 100 Anos da Animação Portuguesa (ver vídeo sobre a história da Animação Portuguesa) que se assinala no próximo dia 25 de Janeiro, quarta-feira, no exacto dia em que decorreu a efeméride. 

Curiosamente o filme teve estreia no Porto no Águia D’Ouro, antigo cinema situado ao lado do que fora o Cinema Batalha, agora Batalha Centro de Cinema, que acolherá a sessão que conta também com o apoio da Cinemateca Portuguesa. 

Esta sessão é, portanto, marcada pela exibição do primeiro animado da história do cinema de animação português, “O Pesadelo de António Maria”, filme que se perdeu na história e cujo visionamento só é possível graças à remontagem feita por Paulo Cambraia, em 2001, a partir dos desenhos originais e pela investigação que desenvolveu em torno do filme. Paulo Cambraia foi ainda, com Ricardo Blanco, o programador desta sessão. 

“Pretende-se fazer um ciclo de sessões ao longo de 2023 que começa já amanhã, pelas 21h15, no Cinema Batalha, com a exibição de nove filmes que consideramos que marcam os primórdios da Animação Portuguesa e num espaço temporal entre 1923 e 1965, entre Joaquim Guerreiro e Artur Correia.”, pode ler-se num comunicado da Casa da Animação.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.