Iminente Takeover com Dino d’Santiago, Pongo, Omar Souleyman, Pedro Mafama, Rita Vian, Soraia Ramos e Sam The Kid

por Comunidade Cultura e Arte,    11 Setembro, 2023
Iminente Takeover com Dino d’Santiago, Pongo, Omar Souleyman, Pedro Mafama, Rita Vian, Soraia Ramos e Sam The Kid
DR
PUB

O festival de cultura urbana ocupa o centro mais simbólico de Portugal e coloca em perspectiva o conceito de descentralização: o Iminente Takeover realiza-se nos dias 14 e 15 de Outubro, com entrada gratuita. Dino d’Santiago, Pongo, Omar Souleyman, Pedro Mafama, Rita Vian, Soraia Ramos e Sam The Kid, todos com convidados especiais, são alguns dos nomes do cartaz.

Durante dois dias, o festival ocupa o centro de Lisboa com a edição Takeover, com o intuito de questionar a noção de margens no centro mais simbólico do país, com música, artes visuais, dança, desportos urbanos, projectos comunitários, conversas, gastronomia e muito mais. Criando pontes entre diferentes expressões da cultura urbana, o Iminente continua a proporcionar encontros em torno da criação artística, e da sua relação com a cidade, as suas comunidades e subculturas. Desta vez, no Terreiro do Paço, sobre o mote “Descentralizar”.

Neste Iminente Takeover, tanto na música (que, como habitualmente, engloba géneros como o hip hop, rap, funk, pop e world music, entre outros) como nas artes visuais e conversas, são explorados temas como a colaboração e a participação na construção de sociedades mais justas, representatividade e visibilidade, mas também mostra como a descentralização pode manifestar-se em vários aspectos do mundo, como geografias e fronteiras, estruturas sociais, económicas e políticas (de equidade e segregação), instituições culturais, e abordagens tecnológicas. Ao afastarmo-nos dos centros, podemos potenciar novos imaginários e promover novas possibilidades. Como podemos falar destas ideias no maior centro do país? 

No campo das artes visuais, “Descentralizar” é também o ponto de partida das obras dos artistas presentes nesta edição. E se partimos do pressuposto de que não há margens, só centros? E se questionarmos a ideia binária centro versus margem e entendermos que, numa mesma cidade — ou sociedade — coexistem diversos centros? É sob essa perspectiva que o grupo de artistas visuais deste ano, escolhidos pelos Bairros com quem o Iminente trabalha, irá refletir nos trabalhos criados especialmente para o festival. Através das suas expressões criativas, poderão oferecer uma visão única, também contemplativa, sobre o potencial social e o impacto deste conceito.

Sendo também uma extensão do trabalho que artistas desenvolveram no âmbito da edição de 2023 do projecto Bairros – Workshops Artísticos Comunitários Iminente (a decorrer entre Junho e Outubro, nos bairros Alta de Lisboa, Rego, Vale de Alcântara e Vale de Chelas), os artistas Fiumani, Cássio Markowski, Vhils Studio, Márcio Carvalho e Dish trabalham o tema da Descentralização imbuídos dos estímulos que as comunidades lhes deram.

Segundo Carla Cardoso, “apesar de já tradicional na cena lisboeta, o festival Iminente nunca permanece igual: reinventa-se todos os anos com o intuito de promover edições singulares e surpreendentes. Desde 2016, já estivemos no Jardim Municipal de Oeiras, no Panorâmico de Monsanto, e na Matinha, em Marvila, e este ano, estaremos no Terreiro do Paço, local cada vez mais moldado pelo turismo, enquanto as comunidades locais e a cultura urbana estão progressivamente circunscritas a outros centros. Estamos muito contentes por fazer esta edição no coração de Lisboa, com entrada livre, contribuindo para o usufruto desse espaço por quem habita a cidade”.

A propósito dos 50 anos do 25 de Abril, no Iminente Takeover, será inaugurada a instalação Liberdade Iminente, um projecto de criação de uma instalação multidisciplinar que pretende evocar, à luz da contemporaneidade, a data da revolução. Os nomes convocados são: Ângela Ferreira, Piny e Scúru Fitchádu – artistas naturais ou com origens nas ex-colónias (Moçambique, Angola e Cabo Verde) para criarem em conjunto uma obra que evoca processos políticos de representação e visibilização para falar sobre a descolonização.

A paisagem do Iminente Takeover será ainda marcada por uma impressionante instalação coletiva composta por mais de sete dezenas de bandeiras feitas por mais de 70 artistas. Para este efeito, foi convidada uma lista de artistas próxima do Iminente desde a primeira edição como ±MaisMenos±, PichiAvo ou Tamara Alves, mas também artistas emergentes cujo trabalho já fez parte dos programas do IMINENTE como os Unidigrazz, Rita Ravasco ou Noah Zagalo.

Tudo isto em ambiente de festa, onde não vai faltar também um arraial. O Iminente volta a privilegiar o comércio de empreendedores dos bairros periféricos da zona de Lisboa. No Espaço Arraial, o público vai encontrar a melhor cachupa de Lisboa, as épicas chamuças da Alta de Lisboa ou o novo menu saudável do Bairro do Rego, entre outras iguarias.

Com curadoria e organização do Iminente, o Iminente Takeover tem a co-organização da Câmara Municipal de Lisboa. Para Carlos Moedas, presidente do município, “o festival Iminente é sempre um hino à criatividade e ao desafio de centenas de artistas, portugueses e internacionais, num estimulante olhar sobre a vida e as cidades. Nas suas múltiplas formas de expressão cultural, o Iminente reforça e assenta em valores fundamentais para a nossa sociedade e a relação entre as comunidades e os bairros da cidade. Estão assim de parabéns todos os que tornam possível mais uma edição do Iminente, este ano com destaque para o cenário único dos concertos que decorrem da nossa Praça do Comércio e que todos podem assistir de forma gratuita”.

Horários e distribuição dos palcos

[14 de Outubro]

[PALCO CHOQUE]
15h00 Talk: Bairros
16h00 Talk: Onde pára a rua na Street Art?
17h10 Iminente Breaking Crew
21h00 Sam the Kid convida Vludo, Amaura, Orteum e Tom Freakin’ Soyer
00h00 Ballroom take OVAH curated by Piny

[PALCO HALFPIPE]
15h30 Espetáculo de Abertura com Primero G, Juana na Rap, Loreta, Mbye Ebrima, Batukadeiras das Olaias e Active Mess
16h40 BDK
21h00 Dougie Knight apresenta Krump Session
22h30 Iminente Breaking Crew
00h00 Ary Rafeiro convida Viva o Samba e Stevao NDM

[PALCO MARGEM]
17h40 Fado Bicha convida Rezmorah e JUDAS
18h50 Rita Vian
20h00 Soraia Ramos e convidada especial
23h00 Dino d’Santiago convida Batukadeiras, Kadi, Pallex e convidado surpresa
01h00 Branko

[PALCO MINISTERIUM]
00h00 Shaka Lion convida Bacchanalia e Receba So com Dadifox, R1 e Ferrere
04h00 Nídia curated by Príncipe
06h00 Jorge Caiado curated by Ministerium

[15 de Outubro]

[PALCO CHOQUE]
15h00 Talk: Liberdade Iminente
16h00 Talk: Masculinidades Tóxicas
17h10 Iminente Breaking Crew
17h45 TWA
19h45 Ferro Gaita
22h00 Rome Streetz curated by Versus

[PALCO HALFPIPE]
15h30 La Familia Gitana
16h50 Cachupa Psicadelica convida Jhon Douglas e Landa
19h45 Bairros – apresentação de workshops realizados no Vale de Chelas, Vale de Alcântara e Alta de Lisboa Apresentação por Sam the Kid
22h30 Iminente Breaking Crew

[PALCO MARGEM]
18h45 House of Pongo com Tristany, Mosty, Titica, Jazzy e Jesuton
20h45 Omar Souleyman
23h00 Pedro Mafama convida Francisco Montoya e Diego El Gavi

[PALCO MINISTERIUM]
23h00 DJ Glue convida Dinis
01h30 DJ Marfox curated by Príncipe
04h00 Pedro Da Linha: UNRELEASED

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.