Inês Viegas Oliveira vence Prémio Nacional de Ilustração com “Duelo”

por Lusa,    29 Junho, 2023
Inês Viegas Oliveira vence Prémio Nacional de Ilustração com “Duelo”
Ilustração de Inês Viegas Oliveira
PUB

A autora Inês Viegas Oliveira venceu por unanimidade o Prémio Nacional de Ilustração 2022 com o livro de estreia, intitulado “Duelo”, revelou hoje a Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB).

“Duelo”, publicado no verão passado pela Planeta Tangerina, foi distinguido “pela singular relação do texto com as ilustrações, a originalidade gráfica que o faz distinguir-se das propostas mais comuns, e a riqueza plástica da obra”, referiu o júri, em nota de imprensa.

A narrativa parte de dois homens que decidem marcar um duelo para resolver uma longa discussão, mas o desenrolar da história encaminha o leitor para uma reflexão sobre tolerância, paz e para a contemplação da natureza e da vida humana no planeta.

O livro, cujos direitos estão vendidos para italiano, coreano e inglês, surgiu da experiência da autora, nascida em Tavira em 1995, no projeto europeu “Every Story Matters”, que promove a inclusão através das histórias e dos livros. 

Ilustração de Inês Viegas Oliveira

Nesta edição do Prémio Nacional de Ilustração, foram ainda atribuídas menções especiais a André Carrilho, pelo livro “Senhor Mar”, editado pela Bertrand, e a João Fazenda, pelas ilustrações de “Jerónimo e Josefa”, com texto de José Saramago, publicado pela Tcharan.

Inês Viegas Oliveira vai receber um prémio monetário de 10.000 euros, acrescido de uma comparticipação de 1.500 euros para ir à Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, em Itália.

André Carrilho e João Fazenda – que já foram distinguidos anteriormente com o Prémio Nacional de Ilustração – recebem 1.500 euros cada também para comparticipar a deslocação àquela feira.

Segundo a DGLAB, o júri considerou ainda dar destaque a “três obras singulares”, todas da editora Planeta Tangerina.

São elas “Desenha tudo o que quiseres”, de Madalena Matoso, “Apanhar ar, apanhar sol”, de Bernardo Carvalho para texto de Isabel Minhós Martins, e “O que é isto”, com ilustrações de Yara Kono para texto de Ana Pessoa.

A esta 27.ª edição do Prémio Nacional de Ilustração concorreram 82 obras de 59 ilustradores.

O júri foi constituído por Cristina Sampaio, Daniel Lima e Ana Marta Araújo.

O Prémio Nacional de Ilustração, criado em 1996, é uma iniciativa da DGLAB para reconhecer a ilustração original e de qualidade publicada em Portugal.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.