Já está contratado o argumentista da sequela de “Joker”, caso o filme seja confirmado
“Joker”, que deu o Óscar de Melhor Actor a Joaquin Phoenix, está cada vez mais próximo de ter uma sequela confirmada. Todd Phillips, que foi o realizador, produtor e um dos argumentistas do filme, e de acordo com o The Hollywood Reporter, foi contratado pela Warner Bros. para escrever o guião da sequela do filme de 2019.
Em 2019, Phillips esclareceu que não tinha planos para uma sequela, embora a Warner Bros. já tivesse demonstrado interesse na continuidade da história de “Joker”. Agora, o tema avança com a revelação desta contratação: “Houve um empurrão mesmo antes de “Joker” ter estreado.”, afirmou Todd Phillips, que acrescentou ainda que “o filme tornou-se num fenómeno em todo mundo — eles [Warner Bros] falaram connosco sobre isso. O Joaquin e eu tínhamos falado sobre isso de qualquer das maneiras, desde as gravações do filme. Mas, com toda a honestidade, não avançámos nessa questão. Nem mesmo a Warner Bros. o fez. Acho que eles estão apenas a dar-nos tempo, se pudermos descobrir como, e se o Joaquin quiser fazer o novo filme nós faremos. Mas ainda não chegámos nem perto disso.”, afirmou o realizador.
Phillips também já disse, ao The Los Angeles Times, que só fará uma sequela de “Joker” caso haja uma “ressonância temática” similar à do primeiro filme: “Não pode ser apenas um filme louco sobre o ‘Clown Prince of Crime'”, disse Phillips e que acrescentou ainda “Teria de ter algum tipo de ressonância temática semelhante à do primeiro filme. Porque acho que é isso que liga o filme, é o que se passa num plano secundário. Muitos filmes são sobre a faísca, enquanto que este é sobre a pólvora. Se pudesses capturar tudo isso de novo de uma forma real, isso seria interessante.”, afirmou o realizador.
Outra questão que terá de ser respondida é regresso (ou não) de Joaquin Phoenix ao papel de Joker. O actor sempre evitou compromissos a longo prazo mas também já revelou que está receptivo à possibilidade de uma sequela de “Joker”. Em 2019, e numa entrevista concedida ao Popcorn, Phoenix deu a entender que tanto ele como Todd Philips estariam ansiosos por explorar mais possibilidades para a personagem de “Joker: “Falei muito com o Todd sobre o que mais poderíamos fazer. De modo geral, apenas para podermos trabalhar juntos, mas também especificamente, se poderia haver algo que pudéssemos fazer com Joker, e que pudesse ser interessante”, disse Phoenix, que disse ainda que “Acabou por revelar-se um papel de sonho. Não era nada que eu quisesse muito fazer antes de trabalhar nele. Não sei se pode haver mais. A verdade é que eu e o Todd ainda estaríamos a filmar se pudéssemos. Porque as possibilidades sobre onde podíamos ir com a personagem pareciam infinitas.”